quinta-feira, abril 18, 2024
DestaquesSaúde

Fabriciano implanta assistência permanente à Saúde da Mulher e busca zerar fila de Mamografias

Fabriciano – A Prefeitura de Coronel Fabriciano, por meio da Secretaria de Governança de Saúde, anunciou um plano de ação permanente de saúde da mulher com a liberação imediata de 900 exames de mamografias, a serem realizadas de outubro a dezembro deste ano. Também fez a contratação de um pacote mensal de exames a partir de janeiro de 2020 para zerar a fila de espera atual e não permitir desassistência no município. A informação foi passada pelo secretário, Ricardo Cacau Melo, durante os eventos do Outubro Rosa.

Após conversa com o prefeito, Dr. Marcos Vinicius, o secretário reuniu sua equipe e fez o planejamento. Os exames foram adquiridos na rede privada e serão disponibilizados mês a mês conforme ordem de entrada no sistema municipal. “Por determinação do prefeito Marcos Vinicius, que pediu para zerar a fila de espera, nós fizemos um levantamento de quantitativo da necessidade existente e adquirimos os exames com a certeza que vamos atender todos os pedidos existentes no momento”, disse.

Segundo dados da Secretaria de Governança da Saúde, atualmente cerca de mil pacientes aguardam chamado para fazer o exame. Para facilitar o atendimento, a prefeitura negociou a aquisição dos procedimentos por meio de uma empresa local credenciada ao SUS, e fará os agendamentos conforme a ordem de espera.

“Pouco mais de setecentas pacientes estão na faixa etária preconizada pelo Ministério da Saúde, que é dos 50 aos 69 anos. Estas pacientes serão todas atendidas de forma prioritária mês a mês, em partes iguais”, informou Vânia Tavares, subsecretária de Governança de Saúde. Os atendimentos começam a ser liberados de imediato, por ordem de chegada, conforme a data do encaminhamento da paciente.

Segundo Cacau, o município não consegue zerar de uma única vez a fila de espera devido à limitação de capacidade de atendimento da empresa conveniada. Por isso, os exames serão liberados aos poucos com previsão de alcançar a meta em 3 meses. Aliado aos exames, o município está reforçando a campanha de prevenção. “A saúde da mulher é prioridade em Fabriciano. Adquirimos o ultrassom para garantir um pré-natal humanizado e agora compramos os exames. Estamos em estudos para adquirir um mamógrafo para atender Fabriciano e o Vale do Aço”, disse.

Um dos tipos mais comuns da doença entre as mulheres, o Câncer de Mama é também um dos que possuem melhores resultados de tratamento quando diagnosticado precocemente. Por isso, a mensagem do governo municipal é de conscientização para que as mulheres façam o autoexame e procurem as unidades básicas de saúde ou os médicos de saúde da família para iniciarem a prevenção e garantirem o tratamento o mais cedo possível.

 

Compartilhe em suas redes sociais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *