sexta-feira, abril 26, 2024
CidadesDestaques

Executivo da ArcelorMittal assume a presidência do Conselho de Administração da ABM

REDAÇÃO – Jorge Luiz Ribeiro de Oliveira, vice-presidente de Operações da ArcelorMittal Aços Planos América do Sul, tomará posse como presidente do Conselho de Administração da Associação Brasileira de Metalurgia, Materiais e Mineração (ABM) para o biênio 2019/2020 no próximo dia 24 de abril. Ele terá a missão de substituir Sérgio Neves Monteiro, professor do Instituto Militar de Engenharia (IME). A cerimônia será na sede da associação, em São Paulo, às 17 horas e será aberta para associados e convidados.

O novo presidente será responsável em liderar o colegiado formado por representantes de empresas, instituições de ensino, pesquisa, ciência e tecnologia e profissionais das áreas de mineração, materiais e metalurgia. Entre as atribuições do conselho estão a nomeação de diretores executivos, aprovação do orçamento da instituição e o zelo pelo bom funcionamento da associação.

O executivo da ArcelorMittal é graduado em Engenharia Metalúrgica pela Universidade Federal Fluminense. Participou de muitas capacitações gerenciais, tais como o STC Executivo na Kellog School of Management, nos EUA, e o PGA, realizado em parceria com a Fundação Dom Cabral e o Insead da França.

Jorge começou a carreira na ArcelorMittal Tubarão (ex-CST) como trainee. Em 1990, foi promovido a Gerente de Seção do Alto Forno. Depois disso, atuou como gerente de Divisão do Planejamento de Produção, gerente de Divisão do Alto Forno e Sinterização, gerente Geral de Tiras a Quente. No final de 2011, assumiu como CEO na ThyssenKrupp Steel Companhia Siderúrgica do Atlântico, onde trabalhou até meados de 2014, quando ele retornou ao grupo ArcelorMittal. Na ABM, ele ocupa, atualmente, o cargo de vice-presidente do Conselho de Administração. Veja a formação completa do novo Conselho de Administração da ABM:

Presidente: Jorge Luiz Ribeiro de Oliveira
Vice-presidente: Sérgio Leite de Andrade

Representantes das Empresas Mantenedoras

Augusto Cesar Ferreira Lara –   VILLARES METALS
Frederico Ayres Lima –     APERAM
Gilmar Fava Carrara –    RHI MAGNESITA
Lothar Birkhauser   –  VALLOUREC
Lucas Vieira Penna – ARCELORMITTAL SUL FLUMINENSE
Mauricio Metz –  GERDAU
Ricardo Santana Parente Soares –  CSP
Sérgio Márcio de Freitas Leite    VALE
Titus Friedrich Schaar    TERNIUM
Walter Luiz da Costa Reis    CSN

Representantes dos Associados Pessoas Físicas, atuantes em instituições de ensino, pesquisa, ciência e tecnologia

Antônio Cezar Faria Vilela – UFRGS
Fernando Cosme Rizzo Assunção – INT/PUC-Rio
Fernando José Gomes Landgraf  –  USP
José Carlos D’Abreu –   PUC-Rio
Mauricio Covcevich Bagatini -UFMG
Paulo Santos Assis   -UFOP
Ricardo Henriques Leal – UFF
Sérgio Rodrigues Barra – UFRN

Representantes de Pessoas Físicas

Ayrton Filleti
Iran Oliveira de Medeiros
Jardel Prata Ferreira
Rita Virgínia Gabriel da Silva
Vânia Lúcia de Lima Andrade

Sobre a ABM

A ABM – Associação Brasileira de Metalurgia, Materiais e Mineração é uma associação civil sem fins lucrativos, cujo objetivo é congregar pessoas físicas e jurídicas visando ações coletivas que promovam o desenvolvimento das pessoas, a evolução técnico-científica e a inovação em processos, produtos e gestão nas suas áreas de atuação.

Desde que foi fundada, em 1944, desenvolve inúmeras ações para assegurar e fortalecer a competitividade das empresas, fomentando a difusão do conhecimento técnico-científico.

Visando, principalmente, a qualificação dos recursos humanos como fator preponderante para que as organizações possam implementar inovações, a ABM disponibiliza um amplo acervo documental e editorial, um calendário anual de eventos (congressos, seminários, simpósios e workshops), premiações e cursos de capacitação.

Essas atividades geram centenas de contribuições técnicas, além de promover o intercâmbio de informações e o inter-relacionamento dos profissionais da indústria, professores, pesquisadores e estudantes.

Seu corpo associativo é composto por empresas, instituições, universidade e pessoas físicas ligadas aos setores de metalurgia, materiais e mineração.

Compartilhe em suas redes sociais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *