Escola do Legislativo da Câmara de Fabriciano promove curso de oratória

O professor e mestre em linguística, Ivan Capdeville

FABRICIANO – Em  parceria com a Assembleia Legislativa de Minas Gerais e com o apoio da Escola do Legislativo, a Câmara Municipal de Coronel Fabriciano realizou, nesta quarta-feira (12), o curso de oratória com o professor e mestre em linguística, Ivan Capdeville,  que rendeu um certificado a todos os participantes.

A iniciativa teve como objetivo ressaltar a importância, bem como a necessidade da oratória como ferramenta da extrema importância na comunicação verbal ou escrita, essencial também para funcionários públicos, assessores parlamentares e vereadores, que marcaram presença no encontro. O professor Ivan ressaltou a necessidade de ter uma boa comunicação na hora da fala.

Todos os participantes receberam certificados

“A fala produz realidades, mas falar bem produz as consequências desejadas. É necessário ter clareza quando for dizer algo, para que as pessoas que estejam ouvindo entendam exatamente o que você quer passar” explicou, completando que a oratória não é algo que se aprende do dia para noite, requer treino e desenvolvimento constante.

Ele ainda afirmou que a confiança na hora da fala é de suma importância, e dominar o assunto a ser tratado é essencial. Frisou também a necessidade de usar os gestos corporais em momentos adequados. “A pessoa não precisa ficar gesticulando a todo o momento, isso acaba distraindo a atenção de quem está te observando. Os gestos corporais devem estar de acordo com o sentido desejado” completou.

Durante todo o curso, o professor buscou interagir com o público presente, mostrando-lhes exemplos práticos de como ser objetivo e expressar o sentido que deseja, seja por meio da fala ou texto. Ivan deu exemplos no meio legislativo onde as técnicas podem ser aplicadas, como em projetos de leis e requerimentos.

O vereador Thiago Lucas, que esteve presente, teceu elogios ao curso e à iniciativa para sua realização. “O curso foi excelente. Parabéns a todos os envolvidos que fizeram com que este encontro fosse realizado. Com certeza acrescentou muitos conhecimentos importantes para exercer a minha função de vereador na casa do Legislativo” afirmou Thiago.

O presidente da Câmara, Adriano Martins aprovou os resultados do evento. “Ficamos satisfeitos pela presença de todos e gratos ao Professor Ivan por compartilhar seu conhecimento. Com certeza iremos realizar novos trabalhos de capacitação com apoio da Escola do Legislativo e da Assembleia. Estaremos disponíveis para parcerias e troca de experiências”, afirmou.

Compartilhe em suas redes sociais

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *