sexta-feira, abril 26, 2024
CidadesDestaques

Desgastadas e apagadas, faixas de trânsito colocam pedestres em risco na Alameda 31 de Outubro

TIMÓTEO (Fotos PCReis) –  Em diferentes regiões do Centro Norte da cidade e de bairros adjacentes, cruzar pelas listras da faixa de pedestre não significa estar seguro. Os pedestres estão vulneráveis. Vulnerabilidade calcada no desrespeito de motoristas, na falta de manutenção das faixas e da quase “inexistência” de muitas delas.

Como o próprio nome diz, faixas de segurança, são sinalizações fundamentais para garantir que o pedestre atravesse a rua em segurança. Deveriam servir como “ilhas” de proteção ao lado mais frágil do trânsito.

As normas do Código de Trânsito Brasileiro, dispõe, no artigo 71, que “o órgão ou a entidade com circunscrição sobre a via deve manter, obrigatoriamente, faixas e passagens de pedestres em boas condições de visibilidade, higiene, segurança e sinalização”.

O JBN circulou pelas ruas do Centro Norte para conferir a situação das sinalizações horizontais. A situação é crítica. A população clama pela demarcação correta das faixas. Além da insegurança, muitos têm que conviver com o trauma de presenciar acidentes.

“Fui atravessar a rua pela faixa de pedestres, com meu filho, para ele ir à escola. Íamos tranquilos, quando o primeiro carro parou. O problema é que o de trás não viu e bateu. Aconteceu um engavetamento com quatro carros, foi horrível”, relatou Maria Expedita de Souza, 33, frentista.

Não conseguimos falar com o secretário de Obras da Prefeitura de Timóteo. Gentilmente, por telefone, o prefeito Douglas Willkys informou ao JBN que a prefeitura já mapeou as faixas que necessitam das intervenções. Ele garantiu que a secretaria de Obras está com a incumbência de restabelecer a pintura de todas as faixas de pedestres não só do Centro Norte, mas de todos os bairros da cidade.

Compartilhe em suas redes sociais

One thought on “Desgastadas e apagadas, faixas de trânsito colocam pedestres em risco na Alameda 31 de Outubro

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *