quinta-feira, abril 18, 2024
DestaquesPolítica

“Conversa com o Prefeito” vai até o Bairro Ana Moura ouvir a população

A iniciativa coloca frente a frente os moradores com o prefeito e secretários municipais

TIMÓTEO – A noite de quinta-feira marcou a realização de mais uma reunião do projeto “Conversa com o Prefeito”. A quarta edição foi realizada no Centro Comunitário Vovó Ana Moura, no bairro homônimo. A iniciativa, que coloca frente a frente a comunidade com o prefeito e secretários municipais para apresentar revindicações, sugestões e reclamações, tem como finalidade aproximar a população do poder público municipal.

Seguindo o protocolo dos encontros anteriores, a reunião é aberta pelo secretário municipal de Planejamento, Urbanismo e Meio Ambiente, Fabrício Araújo, que explanou como funciona a captação e destinação de recursos públicos para a execução de obras e outros serviços, seja por meio de emendas parlamentares ou projetos encaminhados aos governos federal e estadual. O secretário também explicou os procedimentos para a contratação de empresas e serviços por meio da Lei 8.666, de junho de 1993, que instituiu normas para licitações e contratos na Administração Pública.

Em seguida o espaço foi aberto para os moradores fazerem questionamentos; a maioria relacionados à pavimentação e recuperação de ruas; sobre a cobraça de taxa de esgoto; iluminação pública; sobre as ações adotadas para minimizar o problema de desemprego; entre outros temas que foram respondidos pelos secretários da área de Planejamento, de Obras, Desenvolvimento Econômico.  Após o fim do encontro, o prefeito Douglas Willkys e os secretários ainda permaneceram no centro comunitário para atender os moradores individualmente.

Iluminação de LED

Após ouvir algumas críticas sobre compromissos não cumpridos em gestões anteriores e do fato de o bairro “ter sido esquecido”, o prefeito Douglas enfatizou as dificuldades pelas quais o município vem passando, mas que nem por isso faria promessas para ficar bem com os moradores.

Em contrapartida, Douglas falou sobre o amplo programa de substituição da iluminação pública atual por lâmpadas de LED que o município dará início até o fim deste ano e que o bairro Ana Moura seria um dos primeiros a ser contemplado. Também foram apresentados encaminhamentos a algumas questões pontuais apresentadas por moradores  durante o “Conversa com o prefeito”.

Para a diretora da Escola Estadual Professora Hilda de Araújo Osório Zauza, Iris Leite de Paula Azevedo Santos, a iniciativa “foi excelente e deveria ter acontecido há mais tempo, pois para saber de fato as demandas e prioridades mais urgentes da população é preciso estar perto dela”. “Vimos que esse formato dá certo e onde há integridade as coisas avançam”, citou a educadora.

A vendedora Fátima Olegário Fonseca, por sua vez, disse que gostou da reunião porque teve muitas questões levantadas que são importantes para o bairro. “Acho que foi muito positivo e espero que os pedidos sejam atendidos”, pontuou.

“A população ansiava por um encontro como esse há muito tempo. Foi muito proveitoso e a expectativa agora é por mais reuniões como essa, uma vez que tem muitas questões que precisam ser resolvidas”, citou a microempresária Lícia Ana de Aguiar Silva, acrescentando que o sentimento que ficou “é que a coisa está caminhando bem”.

O aposentado Antônio Zaqueu de Souza ressaltou que encontros como o “Conversa como Prefeito” são importantes para a população reivindicar benfeitorias e melhorias para o bairro. “Acho significativo essa aproximação da comunidade para o governo conhecer de fato as dificuldades do Ana Moura e destinar recursos para solucionar os problemas”, pontuou Antônio Zaqueu.

Compartilhe em suas redes sociais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *