sexta-feira, abril 19, 2024
DestaquesSaúde

Com a inauguração do novo CAPS, Timóteo amplia a sua capacidade de atendimento mês

Timóteo (Fotos PCReis) – A Prefeitura de Timóteo inaugurou na manhã desta quinta-feira (03/10), o Centro de Apoio Psico Social (CAPS) tipo II, localizado na Avenida Jovino Augusto da Silva, nº 348, no bairro Bromélias. Entre os convidados que participaram da cerimônia de descerramento da placa estavam o Superintendente Regional de Saúde Ernane Duque Júnior; Evelange Alves, referência técnica em Saúde Mental (Rede de Atenção Psico Social); José Carlos Galinari, da Fundação São Francisco Xavier; presidente da OAB Timóteo, Cristiana Miranda; vereadora Sônia Ribeiro da Silva; representante do Hospital e Maternidade Vital Brasil, José Soares; médico psiquiatra da rede municipal de Saúde, Dr. Juliano Dantas; presidente do Conselho de Saúde, Maria Petronilha; secretário municipal de Saúde Eduardo Morais;  a deputada estadual Rosângela Reis foi representada pelo assessor Marco Tulio; a vice-presidente do PSB, advogada Alda Castro; vice-prefeito, José Vespasiano Cassemiro e o prefeito Douglas Willkys, entre outros.

Segundo Evelange Alves, “é um grande orgulho poder inaugurar o CAPS tipo II, que além da excelente estrutura física, trabalhará também com a parte humana. Muitas pessoas já passaram pelo Centro de Atenção Psico Social e se recuperaram dentro do processo voluntário. É importante começar com um espaço bem estruturado como este do CAPS, porque as pessoas vivem uma pressão muito grande e não encontram um amparo em equipamentos sociais e de saúde adequados. O município de Timóteo está de parabéns por ter uma administração que olha com zelo pela saúde da população”, destacou Evelange, ressaltando que a Prefeitura de Timóteo está saindo na frente em favor de uma parcela da população, porque o momento é de “comemorarmos a vitória da luta antimanicomial, pois a política de saúde mental do país, durante anos, foi muito cruel com as pessoas com transtornos mentais. Tratavam-nas como presidiárias em isolamento”, lembrou.

O secretário de Saúde, Eduardo Morais falou do empenho em trabalhar para que o município seja referência em saúde pública. “Há mais de 12 anos os usuários demandam esse serviço. É preciso ter habilidade no acolhimento das pessoas com sofrimento mental. O atendimento deve ser qualificado e resolutivo para reintegração desses pacientes”, concluiu o secretário, destacando que a administração do prefeito Douglas Willkys está transformando todas as dificuldades em possibilidades para que a população do município receba o acolhimento merecido.

A implantação do CAPS foi possível por meio de convênio com governo Federal, Estadual e Município, que conta com equipe multidisciplinar. Em Timóteo, são realizadas em média, 600 consultas por mês com médico psiquiatra, 74 consultas com psicólogos, 30 atendimentos com assistente social, 608 acolhimentos entre outras atividades. Com o novo CAPS, será possível realizar mais de 800 atendimentos por mês.

O novo espaço ganha em conforto, qualidade e discrição no atendimento dos pacientes. A casa dispõe de 4 consultórios, sala de enfermagem, sala de espera, refeitório, lavanderia, área para oficinas terapêuticas e sala da coordenação.

Compartilhe em suas redes sociais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *