Caminhão betoneira produzido com aço inoxidável eleva eficiência do veículo em 14%

Timóteo – O caminhão betoneira é uma das principais máquinas da construção civil e está presente na maioria dos canteiros de obras. Para garantir maior eficiência nas viagens, reduzir o peso total do veículo e aumentar a quantidade de concreto dentro do balão, a Aperam South America, produtora integrada de aços inoxidáveis, elétricos e carbono, desenvolveu o ENDUR, aço de alta resistência que permite a construção de estruturas mais leves e com um ganho de vida útil até três vezes maior do que as gerações anteriores de aço inox.

O ENDUR é uma liga de baixo teor de carbono, com adições de cromo e níquel, e possui aplicação destacada em ambientes que combinam abrasão e corrosão, além de evitar o desgaste que gera a perda de espessura acelerada dos aços comuns. “O emprego desse material traz diversos benefícios para o mercado, principalmente relacionado ao aumento da vida útil dos equipamentos, a redução de custos, de tempo de manutenção e de preservação da espessura. E o melhor, foi totalmente desenvolvido no Brasil, em nossa planta em Timóteo/MG”, explica Frederico Ayres Lima, presidente da Aperam.

Benefícios do aço ENDUR

A nova tecnologia será lançada na Concrete Show South America, que acontece em São Paulo/SP, entre 14 e 16 de agosto, com aplicação inédita nos caminhões betoneira. “Para colocar esse projeto inovador no mercado, a Aperam é parceira da Convicta, uma das maiores fabricantes do balão da betoneira do Brasil, e da Volkswagen, fabricante de caminhões. Juntos, criamos uma betoneira mais leve, eficiente e com maior durabilidade. Os números mostram os diversos benefícios do ENDUR”, destaca o presidente.

Inicialmente, foram substituídas as chapas helicoidais internas, que auxiliam na mistura e no despejo do concreto. Depois foi identificado que o balão também sofria com o desgaste. O resultado foi o aumento da vida útil em três vezes.  Atualmente, as betoneiras são feitas de aço carbono e duram, em média, 4 anos. Nesse período ela transporta cerca de 24.000m3 de concreto. Já com a substituição do balão e das chapas pelo Endur a durabilidade será de cerca de 7 anos, com transportação de quase 50.000m3.

Além de trazer longevidade ao equipamento, a solução reduz consideravelmente o peso total do caminhão. Quando produzida com o Endur, a espessura do balão diminui de 4,75mm para 3,5mm, resultando em 1.1 tonelada a menos. O caminhão também tem o peso reduzido em 1.3 toneladas. São 2.4 toneladas a menos, o que significa 1ma mais de concreto e eficiência 14% maior em cada viagem.

Aço Premiado

O Endur já é um aço premiado pela sua aplicação em outros segmentos. Durante o Fórum Internacional do Aço Inoxidável (ISSF), realizado em Chicago em maio, nos Estados Unidos, a Aperam participou com o ENDUR do “Prêmio Melhores Novas Aplicações de Aço Inoxidável” e ganhou na categoria “Melhor Novo Desenvolvimento”, com o caminhão de lixo em aço inoxidável que elimina o rastro de chorume, que exala mau cheiro e polui as ruas das cidades, causando danos ambientais. As caixas coletoras desses veículos são tradicionalmente feitas em aço carbono e sofrem com o rápido desgaste e corrosão causados pela acidez dos resíduos. A aplicação do ENDUR impede o vazamento do caminhão, trazendo maior durabilidade, resistência e custo-benefício.

Aço Verde Aperam

Todo aço da Aperam é produzido com energia limpa e sustentável, medidas que garantem mais vantagens econômicas e vida útil aos produtos, além de impactar positivamente o meio ambiente. A indústria é a única no mundo que utiliza 100% de carvão vegetal como matéria-prima, um processo feito de forma ecologicamente correta, socialmente justa e economicamente viável. Seus produtos são classificados como “Aço Verde” por serem produzidos utilizando fonte de energia limpa, renovável e que contribui com a economia de recursos naturais. O processo de produção começa nas florestas renováveis da Aperam BioEnergia, localizada no Vale do Jequitinhonha, em Minas Gerais. Sua produção deixa de emitir 700 mil toneladas de CO2 por ano. De lá, vem o carvão vegetal que abastece os fornos da usina localizada em Timóteo/MG. Por ser reaproveitado e fabricado de forma ambientalmente correta, o material contribui para o desenvolvimento sustentável do negócio.

 Sobre a Aperam South America

A Aperam South America é produtora integrada de aços planos inoxidáveis, elétricos e carbono. A partir de uma gestão baseada nos valores liderança, inovação e agilidade, consolida-se como líder no mercado brasileiro em seu segmento. Sua planta industrial, localizada em Timóteo-MG, possui capacidade produtiva total de 900 mil toneladas de aço líquido por ano. Utiliza carvão vegetal produzido por sua subsidiária no Vale do Jequitinhonha: a Aperam BioEnergia. A BioEnergia produz e comercializa carvão vegetal, tecnologia, mudas e sementes, a partir de florestas renováveis de eucalipto em Minas Gerais. Em sua trajetória de 75 anos, a empresa possui amplo portfólio destinado aos segmentos automotivo, construção civil, energia, transportes, linha branca, utilidades domésticas e saúde. Desde 2011, integra o Grupo Aperam, segundo maior da Europa, composto de outras cinco plantas industriais na França e na Bélgica, cuja capacidade alcança 2,5 milhões de toneladas de placas de aço por ano.

Acesse o site e conheça mais sobre a Aperam: http://brasil.aperam.com/

Compartilhe em suas redes sociais

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *