quinta-feira, abril 25, 2024
DestaquesSaúde

Alunos de Timóteo são fiscais mirins por um dia

Timóteo – A Secretaria de Saúde e Qualidade de Vida de Timóteo promoveu nesta quarta-feira (07), juntamente com fiscais da Vigilância Sanitária (VISA), a visita de alunos de três escolas do município ao supermercado Consul do bairro Quitandinha. A ação é resultado de uma parceria com a Secretaria de Educação, Cultura, Esporte e Lazer e o Supermercado Consul para conscientizar sobre a importância do cuidado na compra de alimentos e toda a logística que deve ser observada na conservação dos produtos vendidos ao consumidor.

De acordo com Natália Neves Silva, médica veterinária responsável técnica da Consul, a ilha de frios, balcões freezers, câmara de congelados e laticínios devem estar na temperatura ideal para evitar contaminação e melhor conservação dos produtos. “Com a reforma, o açougue será totalmente climatizado atendendo às especificações da nova lei”, contou a veterinária. Ela informou ainda, sobre a capacitação de 4 funcionários novatos do açougue para  Boas Práticas de Manipulação de Alimentos, realizada no início da semana.

Os 9 alunos escolhidos para a visita, vieram das escolas sorteadas Estadual Getúlio Vargas, Municipal Maria Aparecida Martins Prado e Sesi Timóteo. Eles ganharam kit de inspeção da Vigilância Sanitária e aprenderam a verificar a temperatura de conservação e a forma de acondicionamento dos produtos. Puderam ainda, conferir o prazo de validade de alguns produtos, higiene do expositor, condições de armazenamento e o registro dos produtos de origem animal.

A moradora do bairro Serenata Maria Tereza de Andrade, parabenizou a Secretaria de Saúde pela iniciativa. “Achei muito importante ensinar as crianças a serem consumidores conscientes”, disse.

De acordo com a chefe da VISA, Ana Amélia Camilo Soares, “o objetivo é fazer uma inspeção de cunho educativo, como se fosse uma aula prática”. Como um exercício de cidadania, os consumidores também são responsáveis pela qualidade dos alimentos que levam para casa e as irregularidades devem ser denunciadas.

Teatro

Dando continuidade ao projeto “Educar para Bem Viver”, nesta quinta-feira (08), será apresentada uma performance teatral pelas agentes comunitárias de saúde do distrito de Cachoeira do Vale: “Você sabe como a vigilância sanitária atua?” A atividade lúdica será realizada no Salão do Clube Sesi, de 15h às 16h, para alunos das escolas sorteadas.

Compartilhe em suas redes sociais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *