quinta-feira, abril 25, 2024
CidadesDestaques

A cidade de Pingo D’água ganha sala de cinema

Pingo D’águaO Contém Cultura estreia, no próximo sábado, sua nova unidade, que consiste em um espaço cultural estruturado em área pública, a partir do conceito de arquitetura sustentável e econômica e por meio da adaptação de dois containers que se transforam numa sala climatizada para receber ações culturais. O objetivo do projeto é promover a cultura nacional nas cidades do interior do estado de Minas Gerais, estimulando consumo e produção cultural.

 A sala de exibição dispõe de 40 lugares, rampa de acesso e área reservada para cadeirantes, favorecendo a inclusão de pessoas com deficiência, além de possuir um acervo de  filmes/documentários nacionais.

Entre os títulos disponíveis, foram incluídos filmes com tradução em Libras, outra iniciativa que visa promover a inclusão de pessoas com deficiência, nesse caso, os surdos, no universo da linguagem cinematográfica.

Além da exibição de filmes, serão promovidas oficinas de artesanato, dança, saraus literários, dentre outras atividades culturais distribuídas em uma programação gratuita semanal desenvolvida ao longo de dez meses. Após esse período de execução, a sala será doada para o município, tornando-se um equipamento municipal de cultura e educação para ser utilizado e gerido conforme diretrizes e demandas da Secretaria Municipal de Educação e Cultura.

“Quando falamos em democratização do cinema, não estamos falando apenas da formação de público, mas principalmente de acesso à cultura. Quanto ao local escolhido para a instalação do Contém, no Centro de Eventos, sabemos que se trata de um espaço privilegiado e um  dos principais pontos de encontro dos moradores do município que, que terão um motivo a mais para se reunir nesse lugar e discutir o cinema enquanto arte que transforma”, diz a proponente do Contém Cultura, Luciana Profiro.

AGENTE CULTURAL

O Contém Cultura de Pingo D´Água contará com a agente cultural, Vitória Carolina, capacitada para coordenar as atividades das salas por dez meses. “Acredito que ter uma sala de cinema seja o sonho de toda cidade. O Contém Cultura é um espaço arrojado, confortável e que vem ampliar a visão que temos da vida a partir da sétima arte e de outras manifestações culturais que a sala vai abrigar”, comenta Vitória.

Ela conta que ficou surpresa com a proposta do Contém. “Bem diferente do que vimos no circuito comercial, o projeto valoriza as produções documentais, revela ao público a identidade do nosso povo. Isso ficou muito claro para mim durante a oficina que fiz para atuar como agente cultural da sala”.

O Contém Cultura está presente em outras três cidades, Periquito, Ipaba e Bugre, onde o espaço é largamente utilizado pelas escolas dos municípios e outros departamentos da rede pública de serviços, além de entidades locais.

Pelas três salas, passaram mais de oito mil pessoas, levando-se em conta a média de público por unidade.

O Contém Cultura é um projeto patrocinado pela Cenibra, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura.

Compartilhe em suas redes sociais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *