Timóteo inaugurou a Sala Mineira do Empreendedor

Timóteo – Com o objetivo de fortalecer as empresas instaladas, atrair novos investidores, gerar renda e desenvolvimento sustentável, a Prefeitura de Timóteo inaugurou a Sala Mineira do Empreendedor, resultado de uma parceria com a Junta Comercial do Estado de Minas Gerais (Jucemg) e com o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae Minas). A cerimônia de inauguração foi realizada nesta sexta-feira, às 15h, no hall da sede da Prefeitura de Timóteo (Av. Acesita, 3230), onde funciona o programa.

“Estamos trabalhando para gerar oportunidades, empregos e crescimento, colocando à disposição dos empreendedores e novos investidores todo o know-how (conhecimento) do Sebrae e Jucemg”, destacou o prefeito de Timóteo, Douglas Willkys. O prefeito acrescentou que a iniciativa está interligada a outras ações que a administração vem desenvolvendo para que os empresários acreditem e voltem a investir na cidade.

A Sala Mineira do Empreendedor pretende simplificar o ambiente de negócios, dando suporte às empresas existentes e atraindo novos empreendimentos. O gerente do Sebrae do Rio Doce e Vale do Aço, Fabrício César Fernandes, destacou que a iniciativa da prefeitura sinaliza de forma clara que o desenvolvimento econômico é prioridade para o governo municipal. “Do ponto de vista prático, a Sala Mineira do Empreendedor será um elo entre a classe econômica com os diversos órgãos da Prefeitura, que permitirá uma resposta mais rápida e eficiente para as demandas dos empreendedores”, frisou Fernandes.

De acordo com o gerente, em todo o país, cresce o número de microempreendedor individual (MEI). Em Timóteo, cerca de 60% das empresas são constituídas por MEI, em torno de 4.500. Através da Sala Mineira do Empreendedor, o Sebrae capacitou os agentes que prestarão atendimento ao público e responderão pelo cadastro dos MEIs, disponibilizará suporte técnico e material para capacitação dos microempreendedores, além de estar atuando para a simplificação dos processos administrativos.

“Este é um ambiente novo que vai acolher e dar suporte para o crescimento das empresas existentes e para os novos empreendimentos que vão assegurar renda e empregos que a cidade tanto precisa”, salientou o secretário de Desenvolvimento Econômico e Turismo, Hiller Félix. Para o vice-presidente da Associação Comercial e Empresarial (ACE)/Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) de Timóteo, Tarcísio Quaresma, a Sala Mineira do Empreendedor servirá para incentivar e alavancar os negócios. “As crises dos últimos tempos tem afetado a coragem do empreendedor, e este espaço é uma ferramenta para fortalecer o desenvolvimento do município”.

A representante da Fiemg, Patrícia Barbosa, afirmou que Timóteo tem se destacado com a atual administração em trazer novas oportunidades.  Na avaliação de Barbosa, para se ter uma gestão pública eficiente tem que entregar à sociedade o que ela precisa, avaliando as parcerias e administrando bem os recursos, “é o caminho a ser seguido para se ter uma cidade sustentável, inteligente, e uma região próspera para novos investimentos”.

A Sala Mineira do Empreendedor foi desenvolvida para melhorar e simplificar ainda mais o ambiente de negócios, oferecendo apoio para empreendimentos de todos os portes. O espaço disponibiliza informações sobre o processo de registro de empresas, licenciamento ambiental, mapa de oportunidades, consulta de viabilidade e capacitações entre outros.

Compartilhe em suas redes sociais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *