quinta-feira, abril 25, 2024
CidadesSaúde

Timóteo inaugura unidade do PSF no bairro Alphaville

TIMÓTEO – A Prefeitura de Timóteo, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, inaugura neste sábado (9), a partir das 8h, a unidade do Programa de Saúde da Família (PSF) Maria de Lourdes Damasceno, no bairro Alphaville. Essa era uma antiga reivindicação dos moradores do bairro localizado na Regional Leste, que anteriormente eram atendidos no bairro Limoeiro.

A unidade vai funcionar na rua Dolores Duran, nº 122, e passará a ser responsável pelo atendimento de 711 famílias e uma população de aproximadamente 2,9 mil pessoas. O PSF contará com atendimento médico, prevenção à saúde de mulheres e homens, pré-natal e puericultura (consultas para recém-nascidos), programa Hiperdia (para pacientes com hipertensão e diabetes), entre outros.

“Em meio a um cenário totalmente desfavorável, do ponto de vista econômico é uma boa notícia, haja vista que a ampliação da Estratégia Saúde da Família era uma das prioridades da atual gestão da Prefeitura de Timóteo”, citou o secretário municipal de Saúde, Eduardo Morais.

De acordo com o secretário, a unidade do PSF contará com médico, enfermeiro, técnico de enfermagem, seis Agentes Comunitários em Saúde (ACS), além da equipe administrativa. Ele lembrou que a unidade também é responsável pelo serviço de referência e contrarreferência, que é responsável pelo encaminhamento dos usuários aos médicos especialistas, em caso de necessidade.

A equipe técnica da Estratégia Saúde da Família também está incumbida pelas visitas domiciliares a idosos, acamados, sequelados (de AVC), pacientes com dificuldades de andar e crianças. “Essa é sem dúvida uma conquista para a comunidade, haja vista que há cerca de 20 anos a referência destes moradores era a unidade do bairro Limoeiro, o que em determinadas situações dificultava o acesso aos serviços”, destacou Eduardo Morais.

Quem é?

O nome de Maria de Lourdes Damasceno, que empresta o seu nome a nova unidade do PSF no bairro Alphaville, foi sugerido pelo vereador da regional Fábio Campos Binha. Ela era natural de Ilhéus (BA), mas tinha a sua certidão de nascimento registrada em Nova Era, para onde mudou com os seus familiares ainda recém-nascida. Após se casar, mudou-se para Coronel Fabriciano onde teve seus 4 filhos e em seguida passou a residir com a família no Alphaville, após a formação do bairro.

Muita querida por toda a comunidade, Maria de Lourdes sempre esteve à disposição dos moradores em ajudar, já que possuía um vasto conhecimento em fitoterapia, que é a tradição milenar da aplicação de plantas medicinais no tratamento de várias doenças.

Sempre bem humorada e disposta a ajudar ao próximo, Maria de Lourdes também era dotada de uma grande sensibilidade humana. Para a tristeza de familiares e amigos, ela faleceu em 25 de abril de 2016, deixando muita saudade em toda comunidade.

Compartilhe em suas redes sociais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *