quinta-feira, abril 25, 2024
Cidades

PMI capacita cuidadores para melhoria de assistência a vítimas de maus-tratos

IPATINGA – A Prefeitura de Ipatinga, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social, realizou na última quarta-feira (6), no salão de eventos Festa e Magia, no bairro Cidade Nobre, uma capacitação dirigida a cuidadores dos Serviços de Acolhimento para Crianças e Adolescentes do município.

A secretária-Adjunta da pasta, Cláudia Castro, explica que o município dispõe de três instituições de acolhimento do gênero, com atuação muito importante na assistência a pessoas em situação de vulnerabilidade. Elas recebem crianças e adolescentes entre zero e 17 anos que sofrem maus-tratos em seus lares e que são encaminhadas pelo poder judiciário e Conselho Tutelar, através de ordem judicial, a fim de serem amparadas por medidas protetivas.

Ainda conforme Cláudia Castro, “os assistidos chegam de uma forma muito sofrida, pois em geral vêm de um ambiente traumático e violento”. O objetivo da capacitação foi atualizar as equipes quanto a cuidados especiais que contribuem para elevar a qualidade do serviço público oferecido.

São 55 pessoas que trabalham nas três instituições, entre assistentes sociais, psicólogos, cuidadores, educadores, coordenadores e auxiliares de serviços gerais.

A capacitação é permanente. As três instituições – SOS Família, no bairro Canaã; Ágape, no bairro Cidade Nobre, e Efan, no bairro Caravelas – têm termos de colaboração firmados anualmente com a Prefeitura de Ipatinga. No total, são atendidas até 55 pessoas a cada mês.

Compartilhe em suas redes sociais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *