sexta-feira, abril 19, 2024
Cidades

Ipatinga investiu mais que o dobro do recomendado para a saúde em 2018

IPATINGA – Em atendimento à Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF), o Controlador Geral da Prefeitura de Ipatinga, Diego Henrique Tuschtler de Carvalho, compareceu ao plenário da Câmara Municipal para apresentação dos relatórios de gestão fiscal e execução orçamentária, consolidados do exercício de 2018. A audiência pública de prestação de contas foi realizada na tarde de quinta-feira (28) e contou com a presença dos vereadores Antônio Alves de Oliveira (Tunico) e Vanderson José da Silva (Vanderson Autotrans) – integrantes da Comissão de Controle da Execução Orçamentária e Financeira do Município -, além dos técnicos do Legislativo e do Executivo.

Conforme os dados demonstrados, a receita arrecadada pela prefeitura em 2018 correspondeu a R$ 646 milhões, o que significou 73% da meta prevista no Orçamento. “Houve um contingenciamento de recursos tanto no Estado quanto na União, o que levou a queda exponencial da receita pertencente ao município”, esclareceu o Controlador.

Durante a audiência foi exposta a redução do estoque de Restos a Pagar do Executivo, na ordem de R$ 27 milhões. Também foi demonstrado o cumprimento dos índices de despesa com pessoal, aplicação na saúde e na educação. Na saúde, especificamente, o município investiu 30,42% das receitas de impostos e transferências, mais que o dobro do obrigatório (15%).

“O município faz bem o seu dever de casa, cumprindo todos os ditames legais e buscando assegurar os investimentos necessários, com ênfase nas políticas sociais e na manutenção do pagamento dos servidores rigorosamente em dia”, enfatizou Diego Henrique.

Ele encerrou a audiência atestando que, apesar das retenções e atrasos nos repasses intragovernamentais, a Prefeitura de Ipatinga tem desenvolvido uma gestão equilibrada das finanças municipais. As informações apresentadas na Câmara estão disponíveis no Portal da Transparência.

Compartilhe em suas redes sociais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *