quarta-feira, abril 24, 2024
DestaquesEducação

Unileste realiza 30ª edição do Empresa-Ação

FABRICIANO – Nesta segunda-feira (11), começa mais uma edição do Empresa-Ação do Centro Universitário do Leste de Minas Gerais (Unileste), promovido pelos alunos dos cursos de Administração e Ciências Contábeis. Estarão em funcionamento, até a sexta-feira (15), das 19h às 22h30, sete empresas constituídas com o objetivo de produzir experiências de empreendedorismo a partir do processo de planejamento e abertura de um negócio próprio. Os empreendimentos, abertos para visitação e consumo, terão como sede o campus Coronel Fabriciano (área do estacionamento).

Aberto ao público, os visitantes terão a oportunidade de conhecer e adquirir os produtos das empresas criadas e montadas exclusivamente para a 30ª edição do evento: “House Pizza”, “Estilo Fitness” (roupas e acessórios fitness), “Fascinados por coxinha”, “Espeto na brasa”, “Oh my dog!” (cachorro-quente), “Relicário” (acessórios) e “Doce Encanto” (doces). Como atração cultural, alunos da instituição se apresentarão durante o Intervalo Musical com repertório variado e para todos os gostos.

De acordo com a professora Betinna Tassis, uma das organizadoras do evento, os estudantes são orientados a criar empresas com diferencial competitivo e inovação. “Os alunos aplicam os conhecimentos teóricos das disciplinas envolvidas e exercitam, na prática, características empreendedoras”, afirma. Os universitários criam nome, identidade e estratégias para o modelo de negócio escolhido.

Para o professor Renato Ataíde, o Empresa-Ação é um momento que contribui muito para o crescimento profissional dos alunos, pois eles “têm a oportunidade de aplicar os conhecimentos adquiridos com a prática do empreendimento, vivenciando o que acontece no mercado”, acrescenta.

 Aprendizagem na prática

Durante toda a semana, os alunos terão que gerenciar o negócio, elaborar a fiscalização contábil e de vigilância sanitária. Durante o período de criação e abertura das empresas, os universitários foram os responsáveis por todas as etapas de tramitação de documentos para assinatura do Contrato Social. “Os estudantes de Ciências Contábeis farão a avaliação da formalização e auditoria contábil das empresas e os alunos da disciplina Gestão da Qualidade avaliarão a logística e a qualidade das empresas”, reitera Betinna.

Durante a programação, entre os dias 11 e 15, as empresas (com seus respectivos alunos responsáveis) estarão sob avaliação com base na fundamentação conceitual nas áreas de empreendedorismo, contabilidade, administração, entre outros.  Além da avaliação de professores, serão convidadas diversas pessoas entre empresários, egressos, colaboradores e comunidade para comporem a comissão julgadora externa que, de forma sigilosa, visitará as empresas, pontuando alguns itens. Ao final, serão definidas as três empresas-destaque do trabalho. Entre os itens de avaliação estão: atendimento ao cliente, inovação, criatividade, ambiente físico e senso de oportunidade.

Serviço:

Evento: Empresa-Ação

Data: De 11 a 15 de junho

Local: Campus Coronel Fabriciano (Estacionamento de motos)

Entrada: franca

Público: comunidade acadêmica e público em geral

Compartilhe em suas redes sociais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *