Fabriciano está avaliando a aprendizagem dos alunos com idade entre 3 e 6 anos

FABRICIANO – A Prefeitura de Coronel Fabriciano, por meio da Secretaria de Governança Educacional, realiza o primeiro Diagnóstico de Desempenho Educacional da Educação Infantil e do primeiro ano do Ensino Fundamental da rede municipal do ano de 2018. O objetivo é avaliar a aprendizagem dos alunos com idade entre 3 e 6 anos, de acordo com a proposta pedagógica da Secretaria de Governança Educacional, e usar a avaliação como fonte de aprimoramento das atividades.

No início desse ano letivo, foram realizados encontros para rever a proposta pedagógica desenvolvida. A partir disso, em abril, os professores e coordenadores começaram a aplicar o diagnóstico para cerca de 3 mil alunos. Após a análise dos resultados, a Secretaria de Governança Educacional apresenta para a equipe diretiva os gráficos com os resultados e direciona os trabalhos para o ano letivo. As atividades aplicadas ao longo do ano para melhorar o desempenho consistem em desenvolver além do conteúdo didático, dinâmicas mais lúdicas e interativas.

Os diagnósticos são aplicados semestralmente. A Gerente Pedagógica, Neuza Viana, afirma que os dados colhidos no ano de 2017 permitiram uma avaliação positiva. “Os resultados foram satisfatórios em muitas escolas, ainda temos que melhorar algumas coisas, mas já vemos um retorno positivo tanto dos alunos quanto dos professores. A partir da avaliação do ano passado pudemos fazer algumas alterações que agregaram muito no ensino do município. Trabalhando juntos vamos longe, pois temos que investir desde cedo na educação para que no futuro não tenhamos analfabetos”, conclui.

Diagnóstico do Sistema Aprende Brasil

A partir do dia 3 de maio, o Sistema Aprende Brasil também realizará um diagnóstico para alunos do Ensino Fundamental do 1° ao 9° ano, seguindo a mesma linha da Educação Infantil. Os alunos serão avaliados por meio de provas que contém o conteúdo aprendido desde o início do ano. Após as avaliações, os resultados dos diagnósticos da Educação Infantil e Ensino Fundamental serão analisados e apresentados aos educadores, para que possa ser discutido o direcionamento e passadas as orientações para o segundo semestre de 2018.

Compartilhe em suas redes sociais

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *