sexta-feira, abril 19, 2024
CidadesEducação

Escola Padre Bertollo do cidade Nobre dá início às atividades de seus 40 anos

IPATINGA – A Escola Municipal Padre Bertollo, no bairro Cidade Nobre, completa neste ano 40 anos de fundação, sendo 20 como instituição estadual e outros 20 como parte da rede municipal de ensino e prevê a realização de várias atividades festivas para marcar a data, até o mês de dezembro. A primeira aconteceu na noite da última sexta-feira (9), com apresentações culturais de estudantes, seguindo-se uma palestra  ministrada pela dermatologista Ana Cristina Diniz com o tema ‘Mulher, Desperte a Sua Autoestima’, voltada especialmente para as mães e responsáveis pelos alunos.

As programações de aniversário vão continuar até o final do ano, sendo que para o próximo dia 27 está agendado o ‘Record’Arte 40! – O passado de uma geração’, que vai mostrar em estandes vários capítulos da história do educandário, abrangendo segmentos como moda, tecnologia, ciência, etc. Também está previsto outro momento cultural especial, rememorando os 40 anos.

A diretora Patrícia Avelar reforça que a data é um marco significativo na trajetória da escola desde a sua fundação, significando muito para toda a comunidade escolar, que tem participação ativa nos eventos.

“Para este ano estamos nos preparando também para incrementar ainda mais a nossa biblioteca, valendo-nos de recursos da prefeitura através da Secretaria Municipal de Educação. Vamos adquirir novos livros que já estão sendo indicados pelos alunos por meio de uma pesquisa que vem ocorrendo nas salas de aulas. Queremos incentivar o gosto pela leitura. Sei que se trata de uma tarefa difícil em um mundo tecnológico como o que vivemos, mas trabalhamos para que nossos alunos sejam leitores assíduos”, comenta.

Outras atividades que já estão previstas são: Dia 9 de junho – Festa no Campo – Tradição, cultura e raiz!; 24 de agosto – Festa da Família, com o tema ‘Família: aperte mais esse laço!’; 26 de outubro – Sarau Cultural: Bertollo 40 anos!, Dezembro – Cantata de Natal – 40 anos Padre Bertollo.

Participação da comunidade

Ana Maria Alves Souza Rodrigues mora no bairro Cidade Nobre e tem um filho estudando no 5º ano da Padre Bertollo. Ela elogia o trabalho executado na instituição: “Meu filho mais velho também já estudou nesta escola, assim como meus irmãos, e agora é a vez do filho caçula. A escola tem ótimas referências. Aqui os pais estão sempre em contato com a direção e os professores nos ouvem, sempre que é necessário. É uma integração muito boa, sem contar o que é ensinado. O conteúdo pedagógico é de ótima qualidade. Meu filho que está se preparando para fazer vestibular é uma prova disso. Acredito que pais e responsáveis devem fazer parte constante da vida escolar dos filhos, pois isso contribui para que saiam com uma bagagem de valores muito forte”, recomenda.

Conteúdo pedagógico

Contando atualmente com 646 alunos do bairro Cidade Nobre e adjacências, muitos deles advindos da rede privada, distribuídos em 21 salas de aulas e 60 funcionários, a escola Padre Bertollo se destaca por seu ensino pedagógico e atividades extracurriculares, além de marcante integração com a comunidade escolar. As classes são dos Ensinos Fundamental I e II, distribuídas em dois turnos.

Quem foi

A escola recebeu seu nome em homenagem ao Padre Valentim Bertollo, descendente de família italiana, que nasceu em Santa Tereza, no Espírito Santo. Além de padre, ele era professor e em sua passagem por Ipatinga, entre os anos de 1965 e 1973, deu importantes contribuições à cidade no campo educacional. Bertollo estimulou a construção de escolas municipais e chegou a trabalhar como professor na Escola Estadual João XXIII, no bairro Iguaçu, ocasião em que doava todo seu salário para compra de livros para os alunos menos favorecidos.

Compartilhe em suas redes sociais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *