sexta-feira, abril 19, 2024
DestaquesEducação

Encontro com professores sinaliza o início do Ano letivo em Timóteo

Cerca de 6 mil alunos retornarão às aulas na quinta-feira (15), após o carnaval. A novidade é a reabertura das instalações da Escola Municipal Virgínia de Souza Reis, fechada para reforma há três anos. 

TIMÓTEO – O prefeito de Timóteo, Dr. Geraldo Hilário, juntamente com a Secretaria de Educação, promoveu a abertura do Ano Letivo na rede municipal, em cerimônia realizada no auditório da Prefeitura, na quinta-feira (08).

O prefeito Geraldo Hilário deu boas vindas aos profissionais de ensino. Ele também garantiu a valorização da classe.

Na oportunidade, o tema “Transtornos de Aprendizagem – uma abordagem neuropsicopedagógica” foi discutido em palestra ministrada pela neuropsicopedagoga, Wanessa Rodrigues. Atualmente, o tema é um dos desafios enfrentados pela educação. Cerca de 350 educadores participaram da abertura do Ano Letivo.

“É com alegria e gratidão que vemos o entusiasmo dos profissionais da Educação com o início desta nova jornada. A área de educação é a que mais traz resultados para o município. Há um ditado que diz: o homem não é mais nada do que aquilo que a Educação fez com ele”,  argumentou o prefeito de Timóteo, Dr. Geraldo Hilário, ressaltando os investimentos no setor.

Em 2017, a Prefeitura de Timóteo aplicou 27% da arrecadação do município na Educação, contra os 25% determinados pela legislação. ““Este valor representa R$ 3 milhões a mais do o investimento preconizado. E isso num ano de crise, em que herdamos várias dificuldades financeiras, e tivemos que trabalhar com austeridade para retormamos a credibilidade da Administração Municipal e avançamos em vários projetos como a reforma da Escola Virgínia de Souza Reis”.

Inclusão

A Educação Inclusiva significa remoção de barreiras, levando em conta que, cada aluno tem sua dificuldade e seu modo de aprender. A participação de todos é essencial para o crescimento e o desenvolvimento dos alunos.

As escolas municipais de Timóteo retornarão as aulas a partir do dia 15 de fevereiro, após o feriado de Carnaval.

Avanços na Educação

Na ocasião, foram apresentados os balanços educacionais do ano de 2017. Segundo a Secretária de Educação, Guaraciaba Gomes, o ano foi de sucesso. “Nas avaliações para o cálculo do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica, como Prova Brasil, Programa de Avaliação da Alfabetização (Proalfa) e Programa de Avaliação da Rede Pública de Educação Básica (Proeb), obtivemos bons resultados” conta.

Outro avanço na educação de Timóteo, foi a reforma completa da Escola Virgínia de Souza Reis, beneficiando 334 alunos. Além de pequenas reformas iniciadas nas escolas Monteiro Lobato, Limoeiro, Clarindo, Municipal e MAMP.

Segundo a Secretária de Educação, é previsto uma licitação para que todas as escolas da rede possam receber reparos e reformas, ainda no ano corrente, visando melhorar as estruturas físicas, dando mais conforto a estudantes e professores.

Compartilhe em suas redes sociais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *