quinta-feira, abril 25, 2024
CidadesDestaquesSaúde

Secretaria de Saúde de Fabriciano amplia atendimento na UBS do Recanto Verde com pediatria e ginecologia  

FABRICIANO – A Prefeitura de Coronel Fabriciano, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, implantou atendimento pediátrico e ginecológico na Unidade Básica de Saúde (UBS) do bairro Recanto Verde. Inaugurada em 2012, a UBS nunca disponibilizou um médico para atender as crianças do bairro e proximidades. A iniciativa tem agradado a comunidade local que não precisa mais se deslocar para outras unidades. “Antigamente nós tínhamos que esperar dias para conseguir uma consulta, mas, com esse novo atendimento,meu filho chegou e em pouco tempo foi acompanhado pela médica”, disse a dona de casa Mônica Miranda.

A pediatra Maria Luíza Moreira atenderá duas vezes por semana uma média de 30 consultas. Conforme o Gerente da UBS, Agliston Coelho,são aproximadamente 300 crianças no bairro, que, ao chegarem à unidade de saúde eram encaminhadas para outras UBS’s. “Este novo atendimento é uma conquista importante, pois nenhuma mãe precisará pegar ônibus para consultar seus filhos longe de casa, toda comunidade está muito agradecida”, pontuou.

Para o prefeito Dr. Marcos Vinicius, os atendimentos fazem parte da nova Política Municipal de Saúde. Atualmente, oferecemos atendimento pediátrico 24 horas no Hospital Dr. José Maria Morais e no Corujão da Saúde, que funciona na UBS do bairro Santa Cruz de 16h as 22h sem agendamento. “Estamos também reforçando os atendimentos de pediatria nas UBS. Tínhamos apenas 8 pediatras e estamos ampliando este número para que as mães da nossa cidade tenham atendimento de qualidade para seus filhos. Implantaremos também outros programas que serão lançados em breve e  vão garantir mais dignidade para mães e filhos”, finalizou.

Ginecologia

Além da pediatria, a UBS ganhará a partir desta semana, o atendimento de ginecologia, que será todas as quartas-feiras.  De acordo com o Secretário Municipal de Saúde, Ricardo Cacau, o objetivo da ação é fortalecer a atenção da saúde da mulher. “Era um sonho da população este atendimento. Já temos médicos competentes na UBS, mas aproveitando este mês dedicado as mulheres estamos fortalecendo o atendimento com o ginecologista, que vai dar mais dignidade ao público feminino com um especialista”, garantiu.

Outros serviços como acompanhamento do pré-natal das gestantes com o auxilio de exames clínicos e de ultrassom fazem parte da ação de assistência à mulher. Para marcar o início do atendimento, acontecerá nesta quinta-feira, 08, Dia Internacional da Mulher, uma programação especial na UBS do Recanto Verde com palestras e café da tarde. Os assuntos abordados serão: pré-natal, planejamento familiar, câncer de mama, câncer do colo do útero, DST’s, Violência doméstica e Violência sexual.

Compartilhe em suas redes sociais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *