Saúde de Timóteo oferece 1.200 cirurgias e exames pelo SUS

TIMÓTEO – O prefeito de Timóteo Dr. Geraldo Hilário anunciou a realização de cerca de 1.200 procedimentos a centenas de usuários do Sistema Único de Saúde em Timóteo. Serão oferecidos pelo Programa Deixa Cuidar de Você aproximadamente 600 cirurgias eletivas nas especialidades de cirurgia geral, ginecológica e urológica, dentre outras, e 600 exames de média e alta complexidade, tais como tomografias, ressonâncias, cintilografias.

Segundo o secretário municipal de Saúde, César Luz, a oferta dos procedimentos faz parte do esforço do Município para zerar a fila de espera, em alguns casos com pacientes que aguardam há anos pela liberação dos procedimentos. O prefeito Dr. Geraldo Hilário ressalta que no ano passado houve aumento de 70% nos exames laboratoriais de análises clínicas e com os mutirões para eliminar esta demanda nas Unidades de Saúde da Família. O esforço, agora, é para atender aos pacientes cirúrgicos e aos que aguardam exames mais complexos.

Em Timóteo, os procedimentos serão realizados tanto pela Tabela SUS quanto pelo Consórcio Intermunicipal de Saúde (Consaude). Serão utilizados recursos próprios e de emendas parlamentares e devem totalizar aproximadamente R$ 1,5 milhão para realização do total de procedimentos previstos.

A maior parte das cirurgias será realizada pelo Hospital e Maternidade Vital Brazil (HMVB), em Timóteo. A Prefeitura está negociando com outros hospitais do Vale do Aço. O critério adotado pela SMS é que, para realizar cirurgias e exames pelo Consaude, os hospitais devem, preferencialmente, oferecer procedimentos pela Tabela SUS.

 

Compartilhe em suas redes sociais

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *