quinta-feira, abril 18, 2024
CidadesDestaques

Pacientes com osteoporose contam com acompanhamento em Fabriciano

FABRICIANO – O Dia Mundial da Osteoporose foi comemorado no último dia 20. A data é uma importante oportunidade para lembrar sobre a doença que causa a perda acelerada de massa óssea e atinge cerca de 10 milhões de brasileiros, em sua maioria mulheres. Em Coronel Fabriciano as pessoas que possuem essa condição recebem todo o tratamento necessário para que a doença seja controlada.

Todos os pacientes tem acesso à fisioterapia especializada, recebem medicamentos oferecidos pela tabela SUS, agendam consultas frequentes com médicos ortopedistas de urgência e emergência, além de ter acesso a pratica de exercícios físicos e acompanhamento de nutricionistas e psicólogos do Programa Mexa-se – Hábitos de vida saudáveis.

Para o Gerente de Programas Especiais, Laudenir Vieira, a prática de exercícios físicos para quem possuiu osteoporose é fundamental para prevenir a doença. “Com o exercício, o paciente consegue ter uma qualidade de vida maior e irá aumentar a calcificação e fortalecimento dos ossos e as dores e dificuldades causadas pela doença, podem diminuir”, afirmou.

Além da prática de exercícios, o tratamento inclui medicamentos e dietas saudáveis que ajudam a prevenir a perda óssea ou fortalecer os ossos já enfraquecidos. A pessoa que deseja fazer exames e estabilizar a doença deve procurar a Unidade Básica de Saúde (UBS) de referência e agendar sua consulta.

Causas

As principais causas da osteoporose são:

– a diminuição dos níveis de estrogênio nas mulheres (na pós-menopausa) e de testosterona nos homens;

– estar confinado a uma cama;

– artrite reumatoide crônica, insuficiência renal crônica;

– uso crônico de corticoides (prednisona, metilprednisolona) ou de anticonvulsivantes;

– hiperparatireoidismo (doença que causa alteração no metabolismo do cálcio).

Outros fatores que aumentam o risco são a história familiar (mãe, pai ou irmãos com osteoporose), ter pele clara, baixo peso corporal, ser fumante e ter uma dieta pobre em cálcio.

 

Compartilhe em suas redes sociais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *