quinta-feira, abril 18, 2024
CidadesDestaquesSaúde

ORDEM DE SERVIÇO: UPA do Primavera estará pronta em 120 dias, afirma Hilário

TIMÓTEO – O prefeito de Timóteo, Geraldo Hilário Torres, assinou nesta segunda-feira (26), a Ordem de Serviço autorizando o reinício das obras da Unidade de Pronto Atendimento (UPA), localizada no Bairro Primavera. A Construtora Engecel continua responsável pela obra,  que deveria ter sido entregue agosto de 2015. Por questões administrativas e de contrapartida do município, a obra se arrastou até novembro de 2016, quando foi totalmente paralisada pela gestão anterior. O Governo Federal deu prazo para todas as prefeituras concluírem as obras das UPAS até dezembro deste ano.

Durante pronunciamento, o prefeito Geraldo Hilário disse considerar o ato de retomada das obras como uma “ação audaciosa”, em meio a uma situação de crise onde hospitais e UPAs estão fechando ou passam dificuldades. “Com a conclusão das obras desta UPA, vamos deixar de gastar dinheiro com o João Otávio. Vamos passar receber recursos  para cuidar melhor da nossa gente”, argumentou Hilário, oportunidade em que surpreendeu a todos com a notícia de que Timóteo ganhará dentro em breve vários “corujões da saúde”, com atendimento das 18 às 22h.

Outra informação dada pelo prefeito Geraldo Hilário, durante entrevista ao JBN, é de que a Unidade de Pronto Atendimento – UPA, do Bairro Primavera tem o Porte II, com previsão de até 12 leitos de observação, uma estrutura considerável para atender no menor tempo possível, as urgências e emergências, estabilizando o paciente e direcionando para os hospitais apenas os casos que demandem internação, cirurgias mais complexas ou tratamentos prolongados.

CUSTO DA OBRA

O custo inicialmente previsto para concluir a UPA de Timóteo é de R$ 2.846.756,90, incluindo a contrapartida do Município, além dos equipamentos e mobiliário necessários. Desse total, o Ministério da Saúde já repassou R$ 1,5 milhão. O Ministério da Saúde definiu que a obra da UPA deverá ser concluída até dezembro deste ano, mas a Engecel garantiu durante o evento de assinatura da ordem  de serviço, que em 120 dias o empreendimento será entregue ao município.

Presentes ao evento, além do prefeito Geraldo Hilário Torres, os vereadores Adriano Costa Alvarenga, Luiz Perdigão, Raimundinho Vieira, José Fernando e a Pastora Sônia. Ainda, os secretários Teko Resende; Carmem Teixeira, Jacob Ricardo, Guaraciaba Martins e o procurador  Geral Jonair Cordeiro.

Compartilhe em suas redes sociais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *