quinta-feira, abril 18, 2024
CidadesDestaquesMeio Ambiente

Ipatinga prepara a 13ª Conferência de Meio Ambiente. Inscrições a partir desta segunda

A partir da próxima segunda-feira (16), estarão abertas as inscrições aos interessados em participar da 13ª Conferência Municipal de Meio Ambiente em Ipatinga, que neste ano tem como tema ‘Recursos Hídricos: do Local ao Global’.

ipaneminha

O cadastramento é aberto a entidades de classe organizadas, clubes de serviços, Associações de bairros e comunitárias em geral, Organizações Não Governamentais (ONGs) de apoio ao meio ambiente, estudantes e técnicos ambientalistas. As confirmações podem ser feitas até o dia 28 deste mês, no Departamento de Meio Ambiente (Demam), ligado à Secretaria Municipal de Serviços Urbanos e Meio Ambiente (Sesuma), no 5º andar da Prefeitura a partir do meio-dia. Outras informações podem ser obtidas pelo telefone 3829-8079.

Para participar, é necessário levar os seguintes documentos ao setor: cópias da Ata de Eleição da Diretoria e do Estatuto da Entidade/Associação e o formulário de cadastro preenchido.

Quem se inscrever estará apto a participar das pré-conferências preparatórias, que começam em 8 de maio, na Estação Qualifica, no Centro de Ipatinga. Durante estes encontros serão escolhidos os 72 delegados que irão ter voto e voz na Conferência que está programada para acontecer no dia 26 de maio, às 8h, no plenário da Câmara Municipal.

Entre os delegados serão definidos os novos membros do Conselho Municipal de Defesa do Meio Ambiente (Codema). Durante a Conferência também serão eleitos os novos membros da APA Ipanema, conforme já especificado em edital publicado pela Secretaria Municipal de Serviços Urbanos e Meio Ambiente (Sesuma), em conformidade com a Lei Municipal n° 1.535, de 26 de agosto de 1997, em seu artigo 4, inciso I, e o Decreto n° 4.969, de 26 de setembro de 2003, que “Dispõe sobre o Conselho de Gestão Colegiada da Área de Proteção Ambiental Ipanema e regulamenta o processo de escolha dos seus representantes”.

A Conferência, que é bienal, tem como objetivo deliberar sobre a Política Municipal do Meio Ambiente e traçar diretrizes para o setor para os próximos dois anos. Além disso, ela visa despertar a população para a importância da preservação do meio ambiente, alertá-la sobre os principais problemas ambientais no município e suas consequências; orientar sobre a legislação e normas ambientais e envolver a comunidade no processo de decisão sobre as ações ambientais no município.

Compartilhe em suas redes sociais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *