Força-tarefa reverte, em tempo recorde, gargalos históricos na saúde de Ipatinga

IPATINGA – Seja nas ruas, nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) ou nos serviços públicos de urgência e emergência, em Ipatinga muita gente já tem notado, nos últimos 70 dias, a diferença em qualidade e agilidade nos atendimentos de saúde e de limpeza urbana. Um exemplo disso foi a chegada dos novos equipamentos hospitalares, nesta quinta-feira (12), na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) e no Hospital Municipal Eliane Martins. Acompanhado da secretária de saúde, Érica Dias, e de parte da nova equipe gerencial da área, o prefeito Nardyello Rocha fez questão de realizar na UPA a troca das antigas cadeiras hospitalares pelas novas. Os recursos darão, principalmente, aos pacientes mais comodidade durante o atendimento.

Maria de Fátima Guilherme, de 63 anos, mora no Bom Retiro e teve que procurar a UPA depois que sentiu dificuldades para respirar. Presente no momento da chegada do novo mobiliário, a paciente respirou fundo e comemorou a iniciativa. “Eu tinha esperança de que muita coisa ia melhorar no serviço de saúde. Estão chegando cadeiras, médicos, agentes de saúde. Isso é bom demais pra gente, pra cidade”, pontuou.

“Um serviço de saúde humanizado, com melhores recursos, com espaço físico bem cuidado e tratamento oferecido com carinho tanto para o paciente quanto para o servidor são alguns dos compromissos que temos trabalhado para a cidade de Ipatinga. Ninguém procura a UPA se tiver plano de saúde. As pessoas vêm aqui porque realmente precisam. E o nosso trabalho será feito para atender a todos com dignidade e de forma humanizada”, detalhou o prefeito Nardyello Rocha, ao relembrar as principais reclamações que ouviu da população durante o período eleitoral.

Balanço das ações

Desde quando assumiu a Prefeitura de Ipatinga, em maio de 2018, outro desafio encontrado pelo chefe do Executivo foi o de acabar com a epidemia de Chikungunya na cidade.

LIMPEZA

A força-tarefa resultou na retirada de mais de 9 mil toneladas de lixo em toda cidade

“A taxa de incidência da doença, no mês de abril, era de 755 casos por 100 mil habitantes. Ainda como prefeito interino, intensificamos os trabalhos de limpeza nos bairros, de vistoria nas casas e a aplicação do fumacê. Nessa força-tarefa, retiramos mais de 9 mil toneladas de lixo em toda cidade, o que corresponde a 1.530 caminhões com entulhos. Essas ações, feitas em conjunto pelas Secretarias de Saúde e de Serviços Urbanos e Meio Ambiente, vêm reduzindo para 305 e, atualmente, para 169, o número de casos de Chikungunya por 100 mil habitantes no município”, detalha.

No último dia 6 de julho, 61 novos Agentes de Combate a Endemias (ACE’s) assumiram seus cargos, garantindo um importante reforço nas ações preventivas e de enfrentamento ao Aedes Aegypti, causador da Dengue, Zika e Chikungunya. O trabalho de combate ao vetor vem resultando também na queda significativa do número de atendimentos nas portas de entrada da UPA e do Programa Corujão da Saúde. Segundo dados da Secretaria de Saúde de Ipatinga, durante o período da epidemia, os profissionais do Corujão atendiam cerca de 110 pacientes/dia. Atualmente, o atendimento caiu pela metade, sendo contabilizados 60 pacientes/dia.

“Isso nos dá ânimo para continuar os trabalhos que não param por aí. Atualmente, estamos fiscalizando nos bairros todas as áreas que já foram limpas pelo poder público. Nós estamos convocando a população para nos ajudar a manter Ipatinga bem cuidada. A cidade não é do prefeito, ela é nossa, de todos os que moram aqui. E tudo o que nós queremos é sentir amor e orgulho de viver aqui”, finaliza.

Melhorias na atenção básica

As melhorias chegaram também para a população que busca atendimento nas Unidades Básicas de Saúde. A última etapa do processo seletivo para contratação de médicos foi concluída também nesta quinta-feira (12), pela Secretaria de Saúde de Ipatinga. Além disso, já foram convocados 75 Técnicos de Enfermagem e 17 enfermeiros, que deixarão completas as 51 equipes Estratégia Saúde da Família para atender a população.

Conheça a nova equipe gerencial da Secretaria de Saúde de Ipatinga

Secretária Municipal de Saúde

Érica Dias

Secretária Adjunta

Danyevens Ribeiro

Diretor de Urgência e Emergência

Diego Reis

Diretor do SAMU

Dierry Newton

Diretora do Hospital Municipal Eliane Martins

Keila Oliveira Silva

Diretora da UPA

Rosana Rocio

 

Diretor Técnico da UPA

Samuel Torres

 

Gerente de Assistência da UPA

Otacílio Neves

Compartilhe em suas redes sociais

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *