Festival de Música e Dança encerra olimpíada ipatinguense

IPATINGA – A edição 2018 da Olimpíada Cultural e Esportiva de Ipatinga (Olicei), evento retomado pelo atual governo do município após quase três décadas, foi encerrada em grande estilo, nesta quarta-feira (24), com o Festival de Dança e Música realizado no Teatro do Centro Cultural Usiminas. As apresentações ficaram por conta de 17 escolas das redes municipal, estadual e particular. Em cada trabalho, os estudantes abordaram a história de Ipatinga, explorando o tema “Valorização e Cidadania”. Algumas canções apresentadas são de autoria dos próprios alunos. Em outras, foram feitas releituras de músicas brasileiras envolvendo o tema proposto.

O teatro ficou lotado. Centenas de estudantes, pais e amigos foram prestigiar as apresentações. Ao final de cada uma delas, vibrações positivas e muitos aplausos. E foi no ritmo do reggae que as alunas Julia Silveira de Aguiar e Nicole Martins Medeiros de Oliveira, da Escola Municipal Padre Bertollo, do bairro Cidade Nobre, embalaram a música “Cidade Linda”, fazendo menção à trajetória cultural de Ipatinga. “Quisemos explorar a cultura na letra, porque ela é muito rica em nossa cidade”, disse Julia. “Quando recebemos o convite para compor, pesquisamos e achamos um ritmo que se adaptasse melhor à letra, que contagiasse o público, e acho que deu certo”, acrescentou Nicole.

olicei

Os números de dança também mexeram muito com a plateia. As performances apresentadas fizeram o público levantar, dançar a aplaudir. Seis escolas participaram do Festival de Dança, ao som de vários ritmos brasileiros e clássicos.

Júri e vencedores

Em cada categoria, os espetáculos foram avaliados por uma banca de cinco jurados. Uma equipe composta por professores e músicos julgou no Festival de Dança os critérios de execução, sincronismo, variações de formação, exploração do espaço, criatividade e coerência. Já na música foram analisados quesitos como composição, execução vocal e instrumental e harmonia. Em todas as avaliações as escolas participantes receberam notas de 0 a 10.

Houve muito suspense no momento do anúncio dos vencedores. Na competição musical, levou o 3º lugar a Escola Municipal Padre Cícero, do Areal, com 45,09 pontos. O 2º lugar ficou com a Escola Municipal Levindo Mariano, do Bom Jardim, com 46,85 pontos, e quem levou o primeiríssimo lugar foi a Escola Municipal João Reis de Souza, do Limoeiro, com 47,95.

A E. M. Levindo Mariano também se destacou no Festival de Dança, vencendo a competição com 22,2 pontos, e o mesmo aconteceu com a E. M. João Reis, a segunda colocada com 21,3 pontos. A terceira posição ficou com a Escola Educação Criativa, com 18,3 pontos.

As escolas foram premiadas com medalhas e troféus. “É muito gratificante ver o esforço dos alunos para participarem dos festivais. As apresentações foram lindas, compreenderam o tema proposto e as execuções foram perfeitas”, avaliou a secretária municipal de Educação, Eva Sônia.

olicei

Olicei 2018

A Olimpíada Cultural e Esportiva de Ipatinga (Olicei 2018) foi retomada na gestão do prefeito Nardyello Rocha após 28 anos. Foram quase três meses de disputas em esportes coletivos e individuais, além das apresentações artísticas e o Festival Psicomotor. De acordo com a Administração municipal, participaram cerca de 7.000 estudantes, representando 40 escolas de todas as redes de ensino do município.

Foram disputas nas modalidades de futsal, handebol, câmbio categoria A, voleibol categorias A e B, atletismo olímpico, atletismo paralímpico, basquete, xadrez e damas. Somente da Mostra Cultural e Festival Psicomotor participaram cerca de 4.000 alunos da Educação Infantil e Ensino Fundamental I da rede municipal.

Jogos Escolares

As premiações das escolas campeãs dos Jogos Escolares de Ipatinga (JEI) – um dos braços da Olicei – foram feitas na noite desta quarta-feira (24), após as apresentações do Festival de Dança e Música, no teatro do Centro Cultural Usiminas. Entre todos os educandários, o maior número de pontos foi computado pela escola Canuta Rosa de Oliveira, do bairro Cidade Nobre. Os vencedores receberam medalhas e troféus das mãos do prefeito Nardyello Rocha; do presidente da Câmara de Ipatinga, Jadson Heleno, e da secretária municipal de Educação, Eva Sônia Rodrigues Silva.

olicei

O prefeito Nardyello Rocha ressaltou a importância da participação dos alunos para marcar a história da cidade

O prefeito parabenizou todos os envolvidos na Olicei – professores, pais e alunos. E lembrou que mais importante que ganhar os primeiros lugares é a compreensão sobre o significado da participação. “Nenhum aluno foi derrotado. Todos foram vitoriosos e passaram a marcar época na cidade de Ipatinga. Quando determinamos que fosse retomada a Olicei este ano, encontrei com vários amigos que disseram ter participado há 28 anos, e esses alunos de hoje irão levar essa mesma marca. No ano que vem, teremos de novo. Então, parabéns aos alunos, aos professores e a todas as secretarias que trabalharam no evento. Mas a festa foi dos alunos e da cidade de Ipatinga”, elogiou.

As campeãs

A disputa dos JEI foi realizada por módulos, nas categorias masculina e feminina, levando em conta faixas etárias. No chamado bloco A, competiram estudantes de 13 e 14 anos; no B, alunos de 15 a 17, e no C, acima de 17 anos de idade. Assim é que a escola que somou maior pontuação nas modalidades individuais e coletivas nos módulos A, B e C foi a Canuta Rosa de Oliveira Barbosa.  Confira as escolas campeãs por módulo:

FEMININO

MÓDULO

ESCOLA

CLASSIFICAÇÃO

Módulo A Fem E. M. Carlos Drummond de Andrade

Campeã

Módulo A Fem Colégio Tiradentes da Polícia Militar

Vice-campeã

Módulo A Fem E. E. Canuta Rosa Oliveira Barbosa

Terceira colocada

 

MÓDULO

ESCOLA

CLASSIFICAÇÃO

Módulo B Fem E. M. Carlos Drummond de Andrade

Campeã

Módulo B Fem E. M. Padre Bertollo

Vice-campeã

Módulo B Fem E. M. Nelcina Rosa de Jesus

Terceira colocada

 

MÓDULO

ESCOLA

CLASSIFICAÇÃO

Módulo C Fem E. E. João XXIII

Campeã

Módulo C Fem E. E. Canuta Rosa Oliveira Barbosa

Vice-campeã

Módulo C Fem E. E. Nilza Luzia Butta

Terceira colocada

MASCULINO

MÓDULO

ESCOLA

CLASSIFICAÇÃO

Módulo A Masc E. M. Artur Bernardes

Campeã

Módulo A Masc E. M. Deolinda Tavares Lamego

Vice-campeã

Módulo A Masc E. M. Nelcina Rosa de Jesus

Terceira colocada

 

MÓDULO

ESCOLA

CLASSIFICAÇÃO

Módulo B Masc E. M. Carlos Drummond de Andrade

Campeã

Módulo B Masc E. M. Artur Bernardes

Vice-campeã

Módulo B Masc E. M. Vilma de Farias

Terceira colocada

 

MÓDULO

ESCOLA

CLASSIFICAÇÃO

Módulo C Masc E. E. Canuta Rosa Oliveira Barbosa

Campeã

Módulo C Masc E. E. Laura Xavier Santana

Vice-campeã

Módulo C Masc E. M. Carlos Drummond de Andrade

Terceira colocada

GRANDE CAMPEÃ

Escola Estadual Canuta Rosa de Oliveira Barbosa

olicei

 

 

 

 

Compartilhe em suas redes sociais

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *