Fabriciano será atração em feira internacional com Sopa de Banana

FABRICIANO – Expandir mercados e ter o produto da agricultura familiar reconhecido internacionalmente; é com esta missão que a Associação de Agricultores Familiares da Região Metropolitana do Vale do Aço (Agrifarm) representará Coronel Fabriciano e a região na Expoalimentaria, em Lima, no Peru. A feira ocorrerá entre os dias 26 e 28 de setembro e é considerada uma das mais importantes em negócios multissetoriais no ramo de alimentos da América Latina.

José Aparecido, que cultiva bananas há três anos aos pés da Serra dos Cocais, em Coronel Fabriciano.

Para a estreia na feira internacional, a Agrifarm aposta na sopa de banana verde. “É uma receita passada de geração em geração pela minha família, além de ser um prato muito apreciado e tradicional no Vale do Aço. A sopa de banana também representa a versatilidade e importância econômica do fruto para a agricultura familiar da região”, explica o produtor rural José Aparecido, que cultiva bananas há três anos aos pés da Serra dos Cocais, em Coronel Fabriciano.

A Agrifarm também levará banana verde in natura embalada a vácuo – produto já comercializado pelos agricultores da associação e que já vem pronto para o preparo de receitas doces e salgadas. Os produtos ficarão expostos no estande “Brasil – Agricultura Familiar”. Em todo o país, apenas oito cooperativas foram selecionadas pela Secretaria Especial da Agricultura Familiar e do Desenvolvimento Agrário (SEAFDA) para a feira internacional. No ano passado, cerca de 45 mil pessoas visitaram os mais de 600 expositores participantes.

Segundo o zootecnista e consultor da Emater em Coronel Fabriciano, Manoel Simões, a feira é uma excelente oportunidade para fortalecer a imagem dos produtos e produtores de Coronel Fabriciano e região. “Lá, eles terão contato como novas técnicas, insumos e equipamentos, poderão ampliar mercados e mostrar os resultados positivos de ações em curso. A banana produzida aqui tem qualidade e é um produto com potencial de mercado, além do interesse dos agricultores em expandir a produção”, conclui.

AGRIFARM

Com pouco mais de sete meses de fundação, a Associação dos Agricultores Familiares da Região Metropolitana do Vale do Aço (Agrifarm) conta hoje com 15 famílias associadas, sendo 14 produtores de Coronel Fabriciano. A banana é cultivada por seis famílias e boa parte da produção é adquirida pela Prefeitura de Coronel Fabriciano, por meio de compra institucional, para a merenda escola. O plantio é feito sem uso de agrotóxico e inspecionado.

APOIO AO HOMEM DO CAMPO

Esta é a primeira vez que a cidade será representada em evento internacional no segmento de alimentos e agricultura familiar. A ação é resultado da política de fortalecimento do segmento implantada pela administração a partir de 2017. A Prefeitura firmou convênio com a Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater) para oferecer o suporte técnico, garantiu insumos e ampliou o cadastro dos pequenos produtores com a Declaração de Aptidão ao Programa Nacional de Agricultura Familiar – Pronaf (DAP).

Outra medida de apoio e incentivo ao homem do campo é a compra institucional. Até o final de 2018, o município vai adquirir mais de R$ 900 mil em hortaliças, legumes e frutas in natura destinados para merenda escolar da rede municipal de ensino e alimentação de pessoas assistidas por entidades assistenciais da cidade. Dentre os produtos do cardápio da merenda escolar estão as bananas produzidas pela Agrifarm que vão representar a cidade na Expoalimentaria.

 

Compartilhe em suas redes sociais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *