terça-feira, abril 16, 2024
CidadesDestaques

Fabriciano promove oficinas voltadas para o mercado de trabalho

FABRICIANO – A Prefeitura de Coronel Fabriciano, por meio da Secretaria de Assistência Social, abre nesta segunda-feira, 07, inscrições para oficinas temáticas do Programa de Promoção do Acesso ao Mundo do Trabalho (Acessuas Trabalho). As oficinas têm como objetivo orientar os beneficiários sobre questões relacionadas ao mundo trabalhista, promover atividades que os possibilitem reconhecer suas potencialidades e viabilizar o acesso dos atendidos a direitos e serviços.

A iniciativa faz parte de um conjunto de ações, articulação de políticas públicas e de mobilização, encaminhamento e acompanhamento de pessoas em situação de vulnerabilidade e/ou risco social para acesso a oportunidades de emprego. Além disso, busca a autonomia das famílias atendidas pela Política de Assistência Social, por meio da preparação e orientação para o mundo do trabalho.

Para o primeiro momento, as inscrições para as referidas oficinas foram divididas por datas e locais; os beneficiários podem fazer a inscrição de acordo com o Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) de seu território: CRAS I e II (08/05, de 8h as 16h), CRAS III (07/05, de 8h as 16h) e CRAS IV (09/05, de 8h as 16h). As vagas são limitadas.

Serão feitas de quatro a cinco oficinas, orientando como elaborar um curriculum, como se comportar em uma entrevista de emprego, como se comunicar formalmente e técnicas sobre como controlar a ansiedade, entre outras. “É muito importante que o beneficiário, principalmente aquele que estiver disponível para o mercado de trabalho ou aquele que queira se orientar, participe. Nas oficinas também serão repassadas orientações sobre vagas em aberto nas diversas áreas de atuação no município”, explica a Coordenadora do Acessuas, Karina Moreira.

Para se inscrever, as pessoas devem obedecer aos seguintes critérios: estar devidamente cadastrado no Cadastro Único, ter entre 14 e 59 anos, comparecer ao CRAS com RG e CPF, comprovante de endereço e folha de resumo do CadÚnico em mãos (menores de 18 anos devem se apresentar acompanhados pelo responsável legal).

As oficinas serão realizadas nos quatro territórios, com início previsto para o fim de maio. “O desafio atual do Programa Acessuas Trabalho é construir e adotar estratégias que ampliem a eficiência das ações diante das características atuais do mundo do trabalho, que implicam novas formas de qualificação e formação profissional, para continuar transformando a vida da população e, por conseguinte, contribuir para a redução das desigualdades sociais existentes no Brasil”, conclui a Secretária de Governança de Assistência Social, Patrícia Dias.

 Endereços
CRAS I: Rua Rio Branco, número 22, Bairro dos Professores – tel. 3841.1136 /3842.7273
CRAS II: Rua Vale do Piracicaba, número 11, bairro Morada do Vale – tel. 3846.4745/3842.6160
CRAS III: Avenida Sanitária, número 2713, bairro Melo Viana, Praça CEU – tel. 3846.2061
CRAS IV: Rua José Correia, número 681, bairro Santa Inês –tel. 3846.7596/3846.8685

 

Compartilhe em suas redes sociais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *