sábado, abril 27, 2024
CidadesDestaquesSaúde

Fabriciano inova com vacinação domiciliar contra o sarampo e a poliomielite

FABRICIANO – A prefeitura de Coronel Fabriciano, por meio da Secretaria de Governança da Saúde, realiza neste fim de semana, mais um dia D de vacinação contra sarampo e poliomielite, mas de forma diferente. Cerca de 15 carros vão percorrer com a Vacinação Itinerante pelos quatro setores da cidade.

Com essa ação, espera-se que a cobertura vacinal seja maior, e que o município consiga imunizar todas as crianças com idades entre um a menor de cinco anos. A expectativa é imunizar 5.400 crianças, mas até o momento apenas 4.000 foram vacinadas, atingindo 75% do público-alvo.

A Campanha Nacional de Vacinação contra Sarampo e a Poliomielite termina na próxima sexta, 31, mas a cobertura vacinal encontra-se baixa em todo o Brasil. O Secretário de Governança da Saúde, Ricardo Cacau, afirma que essa ação será mais eficiente e atingirá o maior número de crianças. “Nós vamos fazer uma busca ativa em todos os setores da cidade, de porta em porta para verificar quais crianças possuem a caderneta de vacinação completa ou quais precisam ser vacinadas. Assim, o resultado será maior e esperamos atingir a meta”, disse.

A orientação é que os pais permaneçam em casa durante o sábado ou deixem os filhos com responsáveis. Os técnicos de enfermagem das salas de vacina e da vigilância epidemiológica passarão em todas as casas para verificar se a criança já recebeu a dose e aplicar, se necessário.

Desde julho, o município intensifica as ações para conseguir atingir 100% de cobertura vacinal realizando, por exemplo, a mobilização contra o sarampo, que imunizou crianças e adultos.

Nesta semana, técnicos de enfermagem das salas de vacina e da vigilância epidemiológica também realizam a vacinação e reavaliação do cartão dentro de creches e Cmeis. Os pais receberam uma orientação para que encaminhassem a autorização e a caderneta de vacina às escolas para que as crianças fossem imunizadas.

Mesmo com o final da campanha, os pais devem continuar procurando as Unidades para atualizar o cartão de seus filhos. Durante a semana, as salas de vacinas funcionam das 7h30 às 12h30 em todas as UBS’s. As exceções são as unidades do São Domingos (13h30 às 16h30) e do Santa Cruz e Centro (7h30 às 16h30).

Compartilhe em suas redes sociais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *