Fabriciano avança na implantação do Serviço de Inspeção Municipal

Secretaria de Desenvolvimento Econômico está capacitada para orientar e licenciar os produtores ou fabricantes de produtos de origem vegetal e animal, garantindo a qualidade.

FABRICIANO – A Prefeitura de Coronel Fabriciano avança nas normas de inspeção e de fiscalização sanitária para a industrialização, beneficiamento e comercialização de produtos de origem animal e vegetal com o Serviço de Inspeção Municipal, o SIM. Nesta sexta-feira (12), o novo secretário de Governança do Desenvolvimento Econômico, Turismo e Cultura, Leandro Xingó – Xingozinho – representou o prefeito Dr. Marcos Vinicius na certificação da equipe de profissionais capacitados para atuar no serviço a cidade.

O Serviço de Inspeção Municipal (SIM) é um serviço vinculado à Secretaria de Governança do Desenvolvimento Econômico, Turismo e Cultura, por meio da coordenadoria de Agricultura, e funcionará em parceria com o departamento de Vigilância Sanitária da secretaria de Saúde do município. O SIM tem a função de orientar, licenciar, regulamentar e fiscalizar os produtores ou fabricantes de produtos de origem animal e vegetal, bem como registrar os produtos destes estabelecimentos, atestando a qualidade do que é oferecido ao consumidor final.

“Trata-se de um serviço inédito e de grande ganho para a Fabriciano. o SIM incentiva os empreendedores, impulsiona a economia e promove o aumento de renda local, bem como fortalece a inserção de produtos de qualidade no mercado. Já temos a equipe qualificada para o serviço e produtores cadastrados. O próximo passo será a criação de um selo atestando a qualidade daqueles que observarem as normas necessárias, garantindo mais credibilidade ao pequeno produtor e segurança ao consumidor”, explica o secretário Leandro Xingó, Xingozinho.

O SIM vai abranger os animais destinados ao abate, seus produtos e subprodutos; pescados; leite e ovos e seus derivados; o mel e a cera de abelha dentre outros. A capacitação dos profissionais do município de Fabriciano foi oferecida em João Monlevade por equipe técnica e órgãos responsáveis, seguindo as normas inspeção sanitária do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA).

Parceria e fomento à agricultura

O projeto de Lei para a implantação do SIM em Fabriciano é de autoria do vereador Beto Cavaleiro, aprovado pela Câmara e sancionado pela Prefeitura em setembro passado. “O SIM já existe em outras cidades é o equivalente ao Serviço de Inspeção Estadual e Federal, mas nos municípios. O objetivo é organizar, padronizar, capacitar e fomentar os pequenos produtores rurais, a agricultura familiar e pecuária, garantindo produtos de qualidade ao consumidor, gerando emprego e renda na nossa cidade”, explica Beto Cavaleiro, autor do projeto.

Em Coronel Fabriciano o serviço de inspeção está sendo implantado por meio de um consórcio, já com adesão de 12 municípios mineiros e outras três cidades interessados. A vantagem do consórcio é de possibilidade das cidades agirem parceria, reduzindo custos para execução e estruturação do serviço e ampliar o mercado consumidor. Os produtos certificados de Coronel Fabriciano poderão ser comercializados nas cidades consorciadas.

 

Compartilhe em suas redes sociais

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *