sexta-feira, abril 26, 2024
DestaquesSaúde

Fabriciano alerta grupos prioritários sobre a reta final da campanha de vacinação contra a gripe

FABRICIANO – A Prefeitura de Coronel Fabriciano, por meio da Secretaria de Governança da Saúde, informa que o Ministério da Saúde decidiu prorrogar a Campanha de Vacinação Contra a Gripe até o dia 15 de junho. A cidade já atingiu cerca de 70% da cobertura vacinal dos grupos prioritários, mas a atenção é voltada aos grupos de crianças de seis meses à menores de cinco anos e professores da rede pública e privada.

A procura por esses grupos nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) tem sido baixa. De acordo com o Ministério da Saúde, no último levantamento, foram registrados 2.088 casos de gripe em todo o país e 335 pessoas morreram por causa da doença. O tipo mais grave de gripe é o H1N1, com 218 óbitos.

A meta para os municípios estabelecida pelo Programa Nacional de Imunizações (PNI) é de 90% de cobertura vacinal e até agora dois grupos conseguiram alcançar, as puérperas com 105,73% de vacinação e os trabalhadores da saúde com 91,66%.

O Secretário de Governança da Saúde, Ricardo Cacau, alerta que a participação dos grupos prioritários é fundamental nesta reta final da campanha. “Contamos com a sensibilidade dos pais e responsáveis para levarem as crianças para se imunizarem, lembrando que a vacina também está disponível para os professores da rede pública e particular. Todos podem procurar a UBS mais próxima para fortalecermos a meta da campanha em Coronel Fabriciano”, conclui.

A partir do dia 18 de junho, caso haja disponibilidade de vacinas no município, a campanha poderá ser estendida para crianças de cinco a nove anos de idade e adultos de 50 a 59 anos. Nesses grupos não será avaliada a cobertura vacinal, somente as doses aplicadas.

As salas de vacinação continuam com seu horário de funcionamento normal, sendo de 7h30 as 12h30 em todas as unidades, exceto na unidade do bairro São Domingos, com horários de 13h30 as 16h30. Nas UBS’s do bairro santa Cruz e do centro, as vacinas são disponibilizadas de 7h30 as 16h30.

Compartilhe em suas redes sociais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *