quinta-feira, abril 25, 2024
CidadesDestaques

ELEIÇÕES 2018: Aciapi-CDL e prefeitos recebem candidato a governador de Minas em Ipatinga

O prefeito de Ipatinga, Nardyello Rocha, entregou ao candidato a carta de reivindicações dos prefeitos do Vale do Aço. 

IPATINGA – A classe empresarial de Ipatinga e região estiveram reunidas com o candidato a governador de Minas Gerais, Antonio Anastasia (PSDB), na manhã desta quinta-feira (6), na Aciapi-CDL de Ipatinga. Na ocasião, Anastasia apresentou o plano de governo e discutiu as demandas do empresariado mineiro e, em especial, do Vale do Aço.

Em conversa com os empresários, o principal tema debatido foi à alta carga tributária existente no estado de Minas Gerais. Para Anastasia, o problema pode ser mitigado com algumas medidas.

Reconheço que os impostos estão muitos altos, mas mediante o atual cenário financeiro da Administração de Minas Gerais, não há possibilidade imediata de redução dos impostos. Isto é inviável e seria uma irresponsabilidade. Contudo, faço o compromisso de não criar novos tributos nem aumentar os existentes. O que podemos fazer em médio prazo é estudar reduções pontuais com setores específicos desde que estes se comprometam em manter o mesmo valor de faturamento, ou seja, sem ter queda na arrecadação do tributo. Quando fui governador, em Nova Serrana fizemos isto no setor de calçados e deu certo”, explica o candidato.

O presidente da Associação Comercial, Industrial, Agropecuária e de Prestação de Serviços de Ipatinga (Aciapi), Cláudio Zambaldi, destacou a relevância da visita do Anastasia e cobrou ao candidato o compromisso com as demandas da classe empresarial.

“As entidades ficam honradas em receber o senador Anastasia, bem como os demais candidatos. O encontro é uma forma de estabelecer o contato com os políticos e mostrar a força que nossa região tem para o estado de Minas. Nós da Aciapi e CDL de Ipatinga solicitamos ao governador que reveja o modelo tributário vigente, que penaliza cada vez mais o empresariado mineiro. Pedimos ao Anastasia que, caso eleito, atue no sentido de incentivar o crescimento empresarial de diversos segmentos, com uma cobrança de impostos mais justa, redução da burocracia para a legalização das empresas perante o estado, além do investimento nos gargalos que a nossa região ainda possui”, avalia Cláudio.

Para o presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) de Ipatinga, José Carlos de Alvarenga, o empresariado deve se envolver com os assuntos políticos. “A Aciapi e CDL de Ipatinga têm a preocupação de fomentar o senso crítico da classe empresarial. Por isso, estamos promovendo estes encontros com os candidatos e temos incentivado a atuação de cada empresário no campo político. Acreditamos que, deste modo, poderemos modificar a realidade na economia da nossa cidade, de Minas e do país. É com a nossa participação efetiva que conseguiremos dialogar com os políticos para que cumpram com os deveres assumidos em campanha”, conclui José Carlos.

Propostas para o Vale do Aço

Em seu discurso, Anastasia destacou o compromisso em sanar os principais gargalos da região, principalmente, cobrar celeridade à duplicação da BR-381 e pavimentação da MG-760. Outra ação de mobilidade voltada para a região, Anastasia destacou a questão do funcionamento do Aeroporto Regional do Vale do Aço.

“Tenho a intenção de aprofundar e melhorar o ‘Voe Minas’. A questão dos voos regionais é importante, claro que iremos checar o custo benefício, mas esta alternativa é muito positiva. Na nossa gestão fizemos vários aeroportos, agora estes aeroportos necessitam de voos”, pontuou o candidato.

Em relação à saúde, o concorrente a governador destacou a necessidade do Serviço de Atendimento Médico de Urgência (SAMU) regionalizado. “Também vou me esforçar para a implantação do SAMU Regional no Vale do Aço. O programa já existe em outras regiões e também temos que viabilizar aqui visto o tamanho da população”, pontua Anastasia.

Apoio dos prefeitos

Além de representantes de diversos setores produtivos, o encontro contou com a participação dos prefeitos de Ipatinga e cidades vizinhas, além de demais lideranças políticas da região. O prefeito de Ipatinga, Nardyello Rocha (MDB), reiterou o apoio de 24 municípios do Vale do Aço ao candidato e entregou ao candidato a carta de reivindicações dos prefeitos do Vale do Aço. O apoio público de 24 prefeitos do Colar Metropolitano do Vale do Aço foi visto pelo candidato Anastasia como uma necessidade de convergência política.

Além do encontro na Aciapi, Anastasia ainda cumpriu uma extensa agenda em Ipatinga e demais cidades do Vale do Aço, ao longo da quinta-feira (6).

Compartilhe em suas redes sociais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *