sábado, abril 27, 2024
CidadesDestaquesPolítica

Acessibilidade obrigatória – Fabriciano impõe regra para eventos por meio de lei

FABRICIANO – Na Semana do Trânsito, a Prefeitura de Coronel Fabriciano dá um passo importante em relação à acessibilidade para pessoas com deficiência. Determina, por meio de decreto, que seja garantida a acessibilidade em todos os eventos na cidade. O decreto 5959 de maio de 2017, que tem como objetivo a emissão de alvarás de eventos temporários em praças, ruas, quadras esportivas e escolas públicas, foi reformulado.

Dentre as exigências colocadas no decreto, está: Possuir nas áreas em frente ao palco e/ou áreas destinadas à alimentação espaços livres e assentos reservados para as pessoas com deficiência e/ou com dificuldade de locomoção e idosos, distribuídos em locais de boa visibilidade, sinalizados, com rota de fuga e/ou saída de emergência, e que acomodem no mínimo 01 acompanhante; possuir equipe do “posso ajudar” e área de embarque e desembarque.

“O decreto já existia, mas precisava ser adequado. Fizemos modificações para diminuir a burocracia no processo de liberação dos alvarás e incentivar a politica de inclusão, que já praticamos em nosso governo” afirma Betinna Tassis, Gerente de Turismo. Após a assinatura, o decreto será enviado à Câmara Municipal como projeto de lei para aprovação.

 Dia da Pessoa com Deficiência

Na programação da Semana Nacional do Trânsito, nesta sexta-feira, 21, as atividades terão como foco o Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência. Será montada a partir das 9h uma tenda na Praça Louis Ensch, em frente à Prefeitura, com as principais ações do Governo voltadas para atender pessoas com deficiência. O Conselho da Pessoa com Deficiência estará presente para distribuição de panfletos e conversação sobre a temática.

A Prefeitura de Coronel Fabriciano, por meio das Secretarias de Governança de Obras e Serviços Urbanos; Governança Educacional; Assistência Social e a Gerência de Mobilidade Urbana e Transportes, vem trabalhando desde o dia 18 ações que visam conscientizar a população sobre os perigos no trânsito. Nesta sexta-feira, a programação também conta com a presença da Secretaria de Governança Urbana, Planejamento e Meio Ambiente, e com o apoio dos alunos do Ethos Instituto, que realizarão o plantio de mudas de Ipê Amarelo na praça Louis Ensch para lembrar o dia da árvore.

Caminhada em comemoração ao dia mundial sem carro

Na manhã de sábado, 22, haverá uma caminhada com a equipe de Mobilidade Urbana e Transporte, Mexa-se, os participantes do VivaIdade e alunos de 8 escolas Municipais, saindo do antigo Barrilzinho às 8 horas até a praça da estação. A caminhada é aberta ao público.

Espaço Feira da Semana Nacional do Trânsito

Finalizada a caminhada, dará inicio na praça da estação, a 1ª Feira da Semana Nacional do Trânsito no Município, as atividades começam às 09h e vão até às 13h. Dentre as atividades, a Transitolândia dará às crianças a impressão de estarem no trânsito, respeitando as regras do trânsito em geral. Graziella Pires, Gerente de Mobilidade urbana e Transportes, explica mais sobre a ação.  “Vamos ter agentes de trânsito que vão educar as crianças de forma prática sobre vivência no trânsito e convidamos os pais a irem e levarem seus filhos. Temos que formar motoristas conscientes desde a infância’’, conclui. Palestras com equipe do Observatório Nacional de Segurança Viária (ONSV), simulação de acidentes com o Corpo de Bombeiros, panfletos de materiais educativos, área de gastronomia e show com a banda O Quarteto complementam as atividades do evento.

Compartilhe em suas redes sociais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *