A Secretaria de Saúde irá vacinar contra a gripe, neste sábado, de 8 às 17h

TIMÓTEO – No próximo sábado, 12 de maio, será a data de maior mobilização da Campanha Nacional de Vacinação contra o vírus da Gripe (Influenza). Seis postos de vacinação estarão abertos em Timóteo, das 8 às 17 horas, para intensificar a ação em pessoas que fazem parte do grupo de risco, as mais vulneráveis aos efeitos da gripe. A expectativa da Secretaria de Saúde de Timóteo, que realiza a campanha, é de imunizar aproximadamente 3 mil pessoas neste dia.

Dentre as pessoas que fazem parte do grupo, estão: crianças de 6 meses a 5 anos; pessoas com mais de 60 anos; gestantes; mães com até 45 dias após o parto; profissionais da saúde; professores da rede pública e particular; população indígena; portadores de doenças crônicas, como diabetes, asma e artrite reumatóide; pacientes com baixa imunidade, como pessoas com câncer que fazem quimioterapia e radioterapia, portadores de trissomias, como as síndromes de Down e de Klinefelter, além de funcionários do sistema prisional e pessoas privadas de liberdade, bem como adolescentes internados em instituições socioeducativas. As pessoas que não fazem parte do grupo e querem tomar a vacinar terão que ir a uma clínica particular.

O sistema imune demora, pelo menos, 14 dias para contrapor o influenza. Nesse tempo, ainda há o risco de contaminação do vírus. A eficácia da vacina contra o influenza chega a 70%, isto é, há poucos casos em que ela não surte efeito. Há quem pense que o imunizante provoca gripe, o que não acontece, uma vez que o vírus inativado não tem risco de contaminação. A vacina é importante porque ajuda a evitar muitas das complicações pós-gripe, como a pneumonia.

Postos

As Unidades Básicas de Saúde (UBS) do Alegre, Macuco, Sede (Praça 29 de Abril), Cachoeira do Vale e os Centros de Especialidades do Primavera e Timotinho, estarão abertos das 8 às 17 horas deste sábado (21/05). Esclareça suas dúvidas sobre a vacina no site do Ministério da Saúde: http://www.saude.mg.gov.br/gripe

Compartilhe em suas redes sociais

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *