sexta-feira, abril 19, 2024
CidadesCultura e EntretenimentoDestaques

PARCERIA PÚBLICO PRIVADA TRAZ PROJETO SOM DE MINAS – PRIMEIRO ENCONTRO DE BANDAS DE MÚSICA DE IPABA.

IPABA – Com apresentação do Ministério da Cultura, Cenibra e Prefeitura de Ipaba, a cidade receberá nos dias 02 e 03 de março um evento de valorização da música inédito e gratuito. O projeto Som de Minas que já passou pelas cidades de Coronel Fabriciano, Açucena, Nova Era, Antônio Dias e Santana do Paraíso, será apresentado no primeiro final de semana de março na Praça Padre José Lanzillotti, na cidade de Ipaba. O festival de música começa nesta sexta feira dia 2 de Março, a partir das 18 horas.

Haverá apresentação da quinta edição do FEMPOPI, Festival de Música de Ipaba, com shows de artistas da região apresentando o melhor da música com o intuito de valorizar os trabalhos artísticos inéditos que acontecem na cidade e região.

No sábado dia 3, a partir das 09 horas, acontecerá o desfile com as tradicionais Bandas de Música instrumental pelas ruas do centro da cidade. Contaremos com a presença de mais de 150 músicos que seguirão até a praça Padre José Lanzillotti, onde será realizado o 1º Encontro de Bandas de Música da cidade. Na parte da tarde, a partir das 17 horas será entregue o kit feira da agricultura familiar, que participará, nesta edição, em conjunto com o projeto “Nossa Feira” que terá também especialmente nesta data o projeto “Tá na Praça” com barraquinhas artesanato e comidas típicas, artesanato e uma área exclusiva com brinquedos infláveis gratuitos para as crianças. Na programação, teremos a grande final do FEMPOPI, com premiação dos vencedores e entrega de troféus. Encerrando as apresentações, haverá o grande show Fé e Folia com Padre Paulo Moraes acompanhado pela sua banda instrumental.

O projeto cultural Som de Minas tem o patrocínio da Empresa Cenibra e da Cipalam, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura e é apresentado pelo Ministério da Cultura. Conta com total apoio da Prefeitura de Ipaba, do Instituto Cenibra, da ABA e Polícia Militar. Convidamos todos os moradores de Ipaba e cidades vizinhas para que venham para a praça apreciar as apresentações musicais e a valorização da cultura. Toda a programação é gratuita. “A proposta do projeto Som de Minas é de ser um evento diferenciado, rico em musicalidade com o objetivo de levar ao conhecimento do grande público o trabalho das bandas tradicionais de Minas. Pretendemos resgatar o acervo cultural musical desta grande tradição que muitas vezes permanece desconhecido. As bandas de música são uma das manifestações mais expressivas da nossa cultura mineira e quando tocam tem o poder de emocionar as pessoas. São vistas como sinônimo de alegria, festejo e receptividade. Promovemos ainda um intercâmbio entre músicos e valorizamos o artista e a própria arte”, conclui o gestor cultural Bruno Minafra.

Segundo a Secretaria de Estado de Cultura, no estado de Minas Gerais, existem mais de 800 corporações, que reúnem cerca de 30 mil músicos de diversas idades. As bandas civis têm importância fundamental na vida musical, social e cultural do interior de Minas, dando continuidade e preservando o estilo sonoro abandonados pela música comercial atual.

SERVIÇO:

Realização: Ministério da Cultura – Governo Federal Patrocínio: Cenibra e Cipalam Apoio: Prefeitura de Ipaba, Instituto Cenibra, ABA e Polícia Militar. Produção: Ideia Cultura

PROGRAMAÇÃO:

Dia 02 de Março: 18 horas – Festival de Música – FEMPOPI

Dia 03 de março 09 horas – Desfile e apresentação do 1º Encontro de Bandas de Música de Ipaba. 18 horas – Festival de Música – FEMPOPI – Show com Padre Paulo Moraes

LOCAL DO EVENTO:

Praça Padre José Lanzillotti – Ipaba – MG Entrada Franca Haverá espaço gratuito com brinquedos para as crianças.

Bandas participantes do 1º Encontro de Música de Ipaba

Som de Minas: Corporação Musical Nossa Senhora Auxiliadora (Cel. Fabriciano); Corporação Musical Lira São José de Jaguaraçu (Jaguaraçu); Corporação Musical Santa Cecília (Timóteo); Associação Musical de Inhapim (Inhapim); Corporação Musical Euterpe Lagoana (Nova Era); Corporação Musical Santa Cecília (São Gonçalo do Rio Abaixo).

Compartilhe em suas redes sociais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *