sábado, abril 20, 2024
CidadesCultura e EntretenimentoDestaques

Em Nova Era, ponte inaugurada por Getúlio Vargas vem sendo restaurada

Nova Era – A ponte metálica que liga as duas partes da cidade de Nova Era, inaugurada pelo ex-presidente Getúlio Vargas (1882-1954) em 13 de maio de 1940, denominada de Ponte Benedito Valadares, está sendo restaurada com recursos do Fundo Municipal de Proteção ao Patrimônio Cultural e da prefeitura local, ao custo de R$ 651 mil. Quem visita a cidade banhada pelo Rio Piracicaba e que se chamava, na época, Presidente Vargas, pode ver, a postos, a equipe de operários que iniciou o trabalho em outubro e deverá terminá-lo até o fim do ano, segundo informa o funcionário do Departamento de Cultura, Albany Júnior Dias.

Tombada pelo município, com extensão de 86 metros e ligando o Centro ao Bairro Centenário, a ponte ficará interditada aos veículos durante a obra, sendo reservada uma passarela lateral para os pedestres.

Fotos: Acervo da Prefeitura de Nova Era.

“Trata-se de uma boa iniciativa, pois é uma via de acesso importante, além de um patrimônio histórico a ser preservado”, diz a moradora Maria da Conceição de Oliveira. Para realçar a arquitetura, o monumento será pintado de branco e receberá um sistema de iluminação especial. “Assim, nos meses de outubro e novembro, quando ocorrem respectivamente as campanhas contra o câncer de mama e de próstata, vão se acender lâmpadas nas cores rosa e azul”, explica Albany, lembrando que um projeto de paisagismo também foi idealizado para valorizar as extremidades.

Mesmo que a ponte esteja interditada, é possível descer uma pequena escada, do lado do Bairro Centenário, e chegar a algumas pedras no Rio Piracicaba. Dali, contempla-se a estrutura, que, na inauguração, em 13 de maio de 1940, teve grande festa para Vargas, recebido por uma multidão na estação ferroviária, conforme mostram as fotos do acervo da prefeitura local. Na visita, o presidente cortou a fita inaugural ao lado de autoridades, entre elas o governador Benedito Valadares (1892-1973), e esteve na Igreja de São José da Lagoa. Fonte EM

Compartilhe em suas redes sociais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *