sexta-feira, abril 19, 2024
CidadesCultura e EntretenimentoDestaques

Cenibra e Prefeitura de Açucena, lança oficialmente o Programa Mais Música

AÇUCENA – Com apresentação do Ministério da Cultura, Cenibra e Prefeitura de Açucena, será lançado oficialmente o Programa Mais Música, que consiste em promover oficinas gratuitas de música instrumental com o objetivo de criar uma Corporação Musical em Açucena.

O lançamento do projeto será no dia 22 de Junho (sexta feira), às 19 horas no Centro Cultural de Açucena, na Praça Edson de Miranda, no centro da cidade. O Programa Mais Música é viabilizado por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura e tem o patrocínio da Cenibra.

Conta com total apoio da Prefeitura de Açucena e do Instituto Cenibra e é realizado pela Criativo Produções e Assessoria. As inscrições já foram encerradas e a aceitação foi além da expectativa. Foram preenchidas 150 vagas para os cursos de iniciação musical que contará com turmas de flauta doce e turmas de aprendizado de instrumentos de percussão, trompete, saxofone, trombone, clarineta e flauta transversal.

As oficinas serão gratuitas e ocorrerão sempre as quintas e sextas feiras e serão ministradas no próprio Centro Cultural de Açucena. O produtor cultural do Programa Mais Música, Bruno Minafra, avalia que a proposta visa dar acesso e oportunidade para a formação e integração sócio cultural aos moradores de Açucena. “Através da música temos infinitas possibilidades de crescimento dos alunos. Além do ganho intelectual, o aprendizado musical é comprovado que proporciona uma notória melhoria escolar, gera no cidadão valores moral e socialização e ainda um progresso no aprendizado escolar”.

Todo o trabalho que será implementado por meio do Programa Mais Música é fruto de uma realização do projeto Som de Minas, que levou a cidade de Açucena nos anos anteriores, duas apresentações com vários músicos e Corporações Musicais de outras localidades, o que chamou muita a atenção da gestão pública municipal, que naquele momento, desejou ter uma Banda de Música local, possibilitando o acesso à formação musical para toda a comunidade. “Naquela oportunidade tivemos um sonho. Vimos ser possível que crianças, jovens, adultos e idosos da cidade de Açucena aprendessem música e como consequência ter uma Banda de Música. Através do patrocínio da Cenibra e apoio da Prefeitura de Açucena, inicia-se uma nova realidade na cidade, onde acreditamos sim que a cultura, através da música detém um poder transformador na sociedade”, afirmou Bruno Minafra.

As oficinas serão ministradas no período de um ano. Após todo o trabalho de formação musical, as alunos já serão capazes de se apresentar para o público como músicos no encerramento do Programa Mais Música, que finaliza todo o trabalho de formação com um grande evento cultural, no qual Açucena irá receber centenas de músicos de outras cidades. “Promovemos um grandioso intercâmbio entre músicos e valorizamos o artista e a própria arte”, conclui o produtor cultural da Criativo Produções.

PROGRAMAÇÃO

Evento de lançamento do Programa Mais Música Dia 22 de Junho / 19 horas. Local do Evento: Centro Cultura de Açucena – Praça Edson de Miranda, Centro. Fala das autoridades e apresentações culturais Entrada Franca.

Realização: Ministério da Cultura – Governo Federal Patrocínio: Cenibra Apoio: Prefeitura de Açucena e Instituto Cenibra. Produção: Criativo Produções.

Compartilhe em suas redes sociais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *