quinta-feira, abril 25, 2024
Cidades

Prefeitura implanta iluminação em praça no Bairro das Águas

IPATINGA – A Prefeitura de Ipatinga deu início, nesta quinta-feira (27), ao trabalho de implantação de um sistema de iluminação especial na praça Professor Acyr Fernandes, no bairro das Águas. A praça fica na entrada do núcleo habitacional, entre as ruas 8 de Março e 13 de Maio e há tempos estava às escuras. As intervenções são executadas pela Secretaria Municipal de Serviços Urbanos e Meio Ambiente (Sesuma) e devem ser concluídas na próxima semana.

O prefeito Nardyello Rocha esteve no local, na manhã desta quinta-feira (27). Ele foi recebido por um grupo de moradores que representam a comunidade e manifestaram a sua satisfação com o benefício, há muitos anos reclamado. O gestor municipal adiantou que serão colocados oito postes na praça, dotados de luminárias de LED de alta potência.

“É um local bastante aprazível e arborizado, mas que à noite, devido à escuridão, não atrai coisa boa. Estamos cumprindo um compromisso que assumi quando ainda era prefeito interino. Não pudemos agir antes porque estávamos em período eleitoral. Nós vamos iluminar e, além disso, vamos melhorar o paisagismo da praça a pedido da própria população. A prefeitura vai plantar e alguns moradores já se comprometeram a adotar as novas árvores”, disse.

O prefeito salientou que muitas vezes é questionado sobre como fazer a segurança em determinados espaços públicos. Ele entende que é possível reverter a sensação de insegurança fazendo com que, cada vez mais, as pessoas do bem sejam estimuladas a frequentar estas áreas. “Se colocarmos na praça uma atividade esportiva, musical, as pessoas do mal naturalmente entenderão que estarão destoando. Precisamos trazer a comunidade para ocupar os espaços, resgatar o amor por Ipatinga, devolver aos moradores o sentimento de pertencimento. Quando entregamos uma planta para cada morador cuidar e ele vira dono dela, ele entendeu que a cidade não é do prefeito, que a cidade é do povo”, raciocina.

Realização

A comunidade local agradeceu o empenho da prefeitura em resolver o problema. A dona de casa Maria Lage, moradora da rua 19 de Abril, disse que, devido à escuridão, não havia condições de usar a  praça. “As pessoas que querem trazer os filhos para brincar não têm como, porque fica muito perigoso. Ninguém tinha olhado para esta situação antes”, pontuou.

marli

Marli Fernandes, viúva do professor Acyr disse estar contente em ver o sonho do esposo realizado.

A praça recebeu o nome de Acyr Fernandes, recentemente, em homenagem póstuma a um professor do bairro. A proposta foi do vereador Rogério Antônio Bento, o Rogerinho. Os moradores se recordam da época em que o professor lutava pela melhoria do espaço público. “Uma das coisas que o Acyr queria para o nosso bairro era a revitalização da praça, principalmente a iluminação, para que nós pudéssemos ganhar mais um espaço para nossos encontros sociais”, disse a moradora Luiza Solha.

“Era sonho do Acyr ver esta praça iluminada. Estaria muito feliz se estivesse aqui. Ficamos contentes do local ter recebido o nome dele e agora é nosso dever cuidar”, disse a viúva do professor, Marli Fernandes.

O vereador Rogerinho agradeceu o empenho do prefeito Nardyello Rocha, acreditando que a praça vai passar a atrair pessoas de agora em diante. “Indiquei ao Executivo a iluminação do local devido às muitas queixas das pessoas que moram aqui. A única iluminação existente é das ruas próximas e ela não é suficiente para clarear a praça. Temos certeza de que atendemos a um grande anseio da comunidade local”, afirma o parlamentar.

Compartilhe em suas redes sociais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *