FEBRE AMARELA: Com o bicho picando, casas do Recanto Verde são visitadas pelas equipes da saúde

TIMÓTEO – Nesta quarta-feira (07), a Secretaria de Saúde de Timóteo colocou em prática um Plano de Ação para o combate da Febre Amarela na Regional Leste, onde houve notificação de um caso suspeito da doença silvestre na terça (06) pela Superintendência Regional de Saúde de Coronel Fabriciano (SRS),  e de ampliação da vacinação em todo o município. “Queremos vacinar 100% da população alvo, pois a vacinação é a única forma de imunização contra a doença”, aponta o secretário de Saúde de Timóteo, César Luz, frisando que, com a notificação, o município passa a seguir as orientações previstas na Nota Técnica 02/2018.

 

O plano foi elaborado pelo município na própria terça-feira (06) durante reunião entre as equipes técnicas da SRS e da Secretaria de Saúde.  A Nota Técnica recomenda a realização de vacinação “prioritariamente, nos domicílios e peri domicílios dos casos suspeitos”, sendo feita “casa a casa”, com a verificação do  cartão de vacinação dos moradores.

“Hoje, disponibilizamos 40 agentes comunitários de saúde (ACS) e Agentes de Combate de Endemias (ACE) para o trabalho de campo. Eles visitarão todas as moradias, fazendo a verificando o cartão de vacina  dos moradores e detectando os moradores que não foram  vacinados”, relata o secretário. A reposta imediata da Saúde para ampliar o combate à doença foi reconhecido pelos moradores da Regional Leste.

Patrícia Alves da Mota elogiou as ações de reforçar a vacinação, confirmar casa a casa quem ainda não recebeu a dose e alertar sobre a importância de se vacinar. “A Febre Amarela é muito perigosa, temos que nos prevenir”, citou, informando que estava com a vacinação em dia. O morador Roberto Lage Silva frisou que a vacina é imprescindível porque muitas pessoas estão morrendo por conta da doença. Na casa dele, apenas um filho não vacinou por teimosia. “Não é por falta de orientação. Espero que ele se conscientize com essa situação de alerta”, comenta. A moradora Maria Perpetua de Oliveira Assis também reconheceu os esforços da Prefeitura de Timóteo no combate à Febre Amarela.

Com base nas visitas domiciliares realizadas até o início da tarde, o trabalho de vacinação desencadeado no ano passado teve uma cobertura de quase 100% na população do bairro Recanto Verde.  No final da tarde,  as gerentes das Unidades de Saúde da Família (USF) da regional farão a avaliação das atividades desenvolvidas e organizarão as ações que serão executadas na quinta-feira (08) nos outros bairros da Regional Leste. Durante o trabalho, foi observada casos de pessoas resistentes a tomar a dose da vacina. As  pessoas que assim procederem serão convidadas a assinar um Termo de Responsabilidade, assumindo individualmente o risco pela sua atitude.

Atividades

Nesta quarta, foi montada também uma equipe de vacinação volante para a vacinação no Recanto Verde. A Secretaria de Saúde estendeu os horários de atendimento das salas de vacina para a aplicação das doses contra a Febre Amarela nas USF do Limoeiro, Macuco e Alegre. Uma equipe do setor de Controle de Zoonoses da Secretaria de Saúde também realizou a aplicação costal de inseticida para eliminação do mosquito Aedes aegypti.

“Adotamos uma estratégia diferenciada para a Regional Leste, porém lembramos que todas as unidades com salas de vacina mantém a programação de rotina, incluindo a vacina contra a Febre Amarela. Então qualquer pessoa que não recebeu a vacina pode procurar a rede municipal de saúde”, informa o secretário de Saúde, alertando que não se deve tomar a vacina mais de uma vez, pois a revacinação desnecessária pode gerar efeitos colaterais, inclusive com risco de óbito.

O Plano de Ação envolve os bairros: Nova Esperança, Alegre, Santa Terezinha, Limoeiro, Jardim Vitória, Recanto Verde, Alphaville, Recanto do Sossego e Macuco, totalizando cerca de 26 mil habitantes. Também será realizado um trabalho de notificação para as empresas do Distrito Industrial, para que convoquem seus empregados que ainda não tenham sido vacinados.

Compartilhe em suas redes sociais

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *