sexta-feira, abril 26, 2024
Cidades

Curso capacita rede de proteção à criança e ao adolescente de Santa Bárbara

Consultora Vanessa Lopes Léo abordou os temas “O Conselho Tutelar nas suas competências”, “Metodologia de atendimento”, “Legislação e resoluções”, dentre outros, durante três dias de capacitação no Centro Pastoral Dom Luciano.

SANTA BÁRBARA – A Secretaria de Desenvolvimento Social, Habitação e Emprego, realizou, na última semana, em parceria com o Conselho Municipal da Criança e do Adolescente (CMDCA), uma capacitação de três dias sobre o sistema de garantia de direito das crianças e adolescentes.

Consultora Vanessa Lopes Léo

O objetivo da capacitação foi auxiliar os membros da rede de proteção à criança e ao adolescente a lidarem melhor com os problemas enfrentados em relação a este público na esfera municipal. A consultora de Direitos de Crianças e Adolescentes, Vanessa Lopes Léo, usou como base para o curso o Guia para o Conselheiro Tutelar, que foi entregue a cada participante.

A partir desta cartilha, o curso seguiu abordando seis temáticas.  São elas: “O Conselho Tutelar nas suas competências”, “Metodologia de atendimento”, “Legislação e resoluções”, “Rotinas de Intervenção dos Conselheiros Tutelares”, “O sistema de Garantia dos Direitos” e o “Trabalho interno no Conselho Tutelar”.

O público-alvo foram os conselheiros tutelares e os dos direitos da criança e do adolescente, psicólogos, assistentes sociais, professores, diretores de escolas, membros do Cras e do Creas, a Polícia Militar, dentre outros profissionais que estão inseridos na rede de proteção social à criança e ao adolescente. No poder  público municipal, além da Secretaria de Desenvolvimento Social, Habitação e Emprego, estiveram envolvidas as secretarias de Educação e de Saúde

Compartilhe em suas redes sociais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *