sexta-feira, abril 26, 2024
CidadesDestaques

Mexa-se chega a Fabriciano com atividades gratuitas para a população

FABRICIANO – A Prefeitura de Coronel Fabriciano, por meio da Secretaria de Governança Educacional, lançou nesse sábado, 19, o Programa Mexa-se, Hábitos de Vida Saudável. Mais de 600 pessoas participaram da caminhada de lançamento, que se iniciou na praça do antigo barrilzinho e seguiu até a Praça da Estação, centro da cidade, com uma série de atividades físicas e recreação.

O Programa é gratuito e tem o objetivo de levar qualidade de vida para os munícipes, melhorando a saúde, atuando na prevenção e controle de doenças, além de ter o acompanhamento de nutricionistas e psicólogos. Os professores de Educação física e estagiários orientam aulas de ginástica laboral, localizada, circuitos, dança, entre outros.

Inicialmente, as atividades são desenvolvidas de segunda a sexta em 6 polos: Praça Dona Lia, no bairro Amaro Lanari; as quadras Esportivas dos bairros Aparecida do Norte e Santa Cruz; Ginásio do bairro Floresta; Praça do parque linear; e a Praça CEU, nos seguintes horários: das 6h30 às 7h30; 7h30 às 8h30; de 18h as 19h e de 19h as 20h, de segunda a sexta-feira. Pessoas de qualquer idade podem participar e, para fazer a inscrição, os interessados devem levar a um dos polos o RG, CPF, cartão SUS e, se beneficiário do Bolsa família, deve apresentar o cartão.

Segundo o Gerente de Programas Especializados, Laudenir Vieira, a meta da administração é expandir para outros bairros da cidade. “Queremos levar o projeto para toda a população. Já contamos com 1000 inscritos. Nosso objetivo é ter 15 polos espalhados pelos diversos setores de Fabriciano”, disse.

Para o Prefeito, Dr. Marcos Vinicius, desde que assumiu o executivo, o plano de governo visa levar projetos para melhorar a qualidade de vida dos moradores. “Não é só um programa de aula de zumba, como era praticado no passado. O projeto interage todas as secretarias, porque a prática de exercícios precisa do envolvimento de vários profissionais”, disse.

Iniciado há duas semanas, o Mexa-se já começa a trazer resultados positivos para os participantes. Segundo o Secretário de Governança da Saúde, Ricardo Cacau, os atendimentos nos postos de saúde estão diminuindo. “Esse é um programa de prevenção. Cuidar da saúde é essencial para melhorar a qualidade de vida da nossa população. Esse é nosso objetivo”, disse.

Maria Fernanda, moradora do bairro Santa Cruz, comemora a melhora na saúde após se inscrever no programa. “Depois que comecei a praticar as atividades com acompanhamento, minha pressão diminuiu e não sinto dores de cabeça mais. Esse programa é excelente”, conclui.

Compartilhe em suas redes sociais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *