quinta-feira, abril 25, 2024
DestaquesSaúde

Limoeiro recebe ação de bloqueio contra vetor da Dengue e Chikungunya

Casos notificados tiveram aumento significativo nas últimas semanas

A Secretaria de Saúde de Timóteo, por meio do Departamento de Vigilância em Saúde e Controle de Zoonoses, realizará ação de bloqueio de transmissão do mosquito Aedes aegypti nos dias 18 e 19 de  Janeiro, a partir das 8 horas, no bairro  Limoeiro. A iniciativa visa a redução dos casos de Dengue e Chikungunya que tiveram crescimento considerável nas últimas semanas na comunidade.

A ação rápida para bloqueio vetorial só é possível com a notificação dos casos pela Unidade Básica de Saúde e exames para confirmação. Até a última sexta-feira (12), a Secretaria de Saúde havia recebido 192 notificações sendo, 112 casos suspeitos de Dengue e 80 casos suspeitos de Chikungunya. Deste total, 12 notificações pertencem ao bairro Limoeiro.

Com índice de positividade maior para os casos de Chikungunya, o município está em alerta. “Já é a segunda visita que os agentes de combate a endemias realizam no Limoeiro em menos de uma semana”, explica César Luz, Secretário de Saúde. Ele ressaltou ainda, que a intensificação das ações na regional serve de alerta à comunidade que deve fazer a manutenção dos espaços que são propícios à reprodução do mosquito, sem contar, que a dor provocada pela Chikungunya impede o cidadão de trabalhar. É uma dor incapacitante e pode tornar-se crônica em muitos casos.

LIRAa

O resultado do primeiro LIRAa de 2018 apontou índice de 2,9%, considerado Estado de Alerta. É satisfatória a infestação predial de até 1% e acima de 4% é Risco de Surto Epidemiológico. A Secretaria de Saúde vem monitorando os bairros com maiores índices de infestação no município desde o último LIRAa de 2017 (3,0%) realizado em outubro.

Compartilhe em suas redes sociais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *