sexta-feira, abril 26, 2024
CidadesDestaques

Campanha de Combate a Incêndios é realizada em Cachoeira do Vale

TIMÓTEO – Os parceiros do Plano Integrado de Prevenção, Controle e Combate a Incêndios Florestais promoveram uma ação de educação ambiental e de mobilização junto aos moradores do Distrito de Cachoeira do Vale. Realizada na terça-feira (22), a atividade foi voltada para prevenir as ocorrências de queimadas e outras práticas que coloquem em risco a vegetação.

Durante a mobilização, os moradores foram orientados sobre os danos ambientais dos incêndios florestais que colocam em risco a biodiversidade. A população local também foi orientada sobre os riscos da queima de lixo doméstico e a importância da construção e manutenção de aceiros (faixa livre de vegetação, onde o solo fica descoberto) que dificultam a propagação de incêndios.

Cerca de 200 residências do distrito foram abordadas pela equipe do Plano Integrado de Prevenção, Controle e Combate a Incêndios Florestais. Alguns dos moradores informaram que já monitoram as áreas voluntariamente e denunciam para o número 195 dos bombeiros qualquer queima de lixo ou princípio de incêndio.
A participação na campanha de hoje envolveu parceiros da Secretaria de Obras, Serviços Urbanos e Meio Ambiente, Secretaria de Educação e Cultura, Fundação Aperam Acesita, Corpo de Bombeiros Militar, Parque Estadual Rio Doce e Instituto Estadual de Florestas.

O plano objetiva repensar a forma de prevenir e combater os incêndios florestais no município de Timóteo, através de ações estruturadas e integradas de instituições públicas e privados que tem relação direta e indireta com as áreas verdes. Os parceiros que integram o plano são: Aperam South America, Cemig, CBMMG (Corpo Bombeiros), Copasa, CONSEP Intermunicipal, Emalto, Fundação Aperam Acesita, IEF/Parque Estadual do Rio Doce, PMMG/12ª Cia PM Ind MAT, Câmara Municipal e Prefeitura Municipal de Timóteo.

 

Compartilhe em suas redes sociais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *