sexta-feira, abril 26, 2024
Cidades

Exposição Música para Bordar fica em cartaz até o dia 31 na InterTV

IPATINGA – A nova coleção da estilista e artista visual, Vanuza Bárbara, Música para Bordar, está em cartaz no hall da Inter TV dos Vales, onde permanece até o dia 31 de maio.

As peças destacam composições da MPB transcritas em bordados pelo grupo de bordadeiras do bairro Bom Jardim, o Fazendo Arte, sob a direção de Vanuza.

Segundo a estilista, ela sempre desejou criar algo que fosse inspirado em músicas que retratassem a identidade do povo brasileiro, os seus sonhos, sentimentos, a sua identidade.

Bárbara conta que o trabalho foi iniciado a partir de uma pesquisa orientada pelo jornalista e historiador, Sávio Tarso. “Nós nos reunimos por várias vezes e fomos analisando algumas obras que, assim como as roupas, pudessem inspirar um estilo de vida de se vestir, de sentir, de valorizar a natureza dos mais românticos. Em meio a esses estudos, fomos selecionando composições memoráveis, como A linha e o linho, de Gilberto Gil”, recorda a estilista, acrescentando que elementos dessas composições podem ser identificados nos bordados que estampam Música para Bordar.

O projeto, patrocinado via Lei Estadual de Incentivo à Cultura, deixa em evidência, assim como seus demais trabalhos assinados por Vanuza Bárbara, o engajamento social de Vanuza, reconhecida por suas criações sustentáveis e conceituais.

Música para Bordar produzida a partir de tecidos de refugo cedidos pelas fábricas Provest e Fraldas Carinho, patrocinadoras de Vanuza Bárbara.

As peças únicas têm uma forte ligação com as questões ambientais, não só por serem produzidas prezando o reaproveitamento de tecidos, mas por seu sistema de tingimento feito a partir de matéria-prima orgânica, como hibisco, feijão e cascas de cebola.  “É incrível a grande variação de nuances que obtemos por meio desses materiais, da forma como são encontrados na natureza”, explica Vanuza Bárbara.

Música para Bordar, de acordo com Vanuza Bárbara, vem reafirmar também o seu propósito de manter suas criações conectadas com a cultura, com as artes. “Entendo a moda como um jeito das pessoas se expressarem, de revelar sua autenticidade. Percebo que as pessoas que usam Vanuza Bárbara valorizam essas conexões. São pessoas conscientes da necessidade de se preservar o meio ambiente e sintonizadas com o inusitado, com o que surpreende por ser criativo, diferente, único”.

SERVIÇO

Música para Bordar. Exposição de Vanuza Bárbara fica aberta à visitação de segunda a sexta-feira, de 8  às 12h e de 14 às 17h, na galeria cultural da Inter TV dos Vales – rua Eucalipto, 220 – Horto – Ipatinga. Entrada franca. Mais informações pelo 31 9 8704-8870.

Compartilhe em suas redes sociais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *