segunda-feira, janeiro 26, 2026
DestaquesPolícia

Envenenamento de gatos no bairro Passaredo em Timóteo, vira caso de Polícia

TIMÓTEO – Moradora do bairro Passaredo, região dos bairros Olaria e Novo Horizonte, denunciou na manhã desta segunda-feira (26) a morte de vários gatos. Os felinos foram encontrados a partir da rua 61. A moradora afirma ser por envenenamento, e que não é a primeira vez que esse tipo de crime ocorre no local. Segundo ela, no ano passado, vários outros gatos também foram encontrados mortos.

A mesma moradora contou ao JBN ter acordado com o barulho de um gato agonizando. “Eu estava dormindo e acordei com um barulho estranho. Olhei pela janela e me deparei com um gato preto agonizando. Ele espumava pela boca e arranhava a parede, emitindo um som de engasgo”, conta.

A moradora ainda declarou que tentou socorrer o felino colocando água morna com sal na boca dele, mas não resistiu. “Eu tentei socorrê-lo, mas, infelizmente, o bicho morreu”, diz. Ainda de acordo com ela, ao amanhecer, outros gatos foram encontrados mortos. Todos com as mesmas características. Os animais estavam enrijecidos. A Polícia Militar do Meio Ambiente foi acionada para registrar o caso. A ONG “VIRaAmor Projetos” garantiu que levará a situação ao Ministério Público.

No bairro Recanto Verde

No final do ano passado, a Polícia Militar do Meio Ambiente foi acionada pelos moradores do bairro Recanto Verde, regional Leste da cidade, devido a morte de pombos e canários chapinhas. Os pássaros foram encontrados em várias ruas do bairro.

No Recanto Verde, uma denunciante, que preferiu não se identificar, disse que uma moradora havia solicitado que os vizinhos parassem de alimentar os canários, porque os pombos também comiam juntos. “A tal pessoa reclamou que a população de pombos estava aumentando e causando transtornos aos moradores. Ela chegou fazer alusão a um possível envenenamento dos bichos”, disse.

Crime ambiental

A ONG “VIRaAmorProjetos” alerta que envenenar animais é um crime previsto na lei de Crimes Ambientais. O texto alerta que praticar ato de abuso, maus-tratos, ferir ou mutilar animais silvestres, domésticos, nativos ou exóticos pode ser penalizado com detenção de três meses a um ano e multa. Caso haja morte, a pena pode ser elevada em um sexto a um terço.

 

Compartilhe em suas redes sociais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *