Secretaria de Saúde de Timóteo amplia ações do Programa de Controle do Tabagismo

TIMÓTEO – A Secretaria de Saúde e Qualidade de Vida de Timóteo iniciou nesta quinta-feira (27) mais uma etapa do Programa de Controle do Tabagismo, voltado para auxiliar moradores do município que desejam abandonar o vício da nicotina. A primeira reunião do novo grupo aconteceu na Unidade Básica de Saúde (UBS) do bairro Primavera, reunindo pacientes cadastrados para dar início ao tratamento.
O encontro foi conduzido pela enfermeira do Programa Saúde da Família (PSF), Ellen Santos, e pela psicóloga, Rafaela Garcia, com acompanhamento médico para avaliar a aptidão de cada participante ao uso dos medicamentos disponibilizados pelo programa.
A usuária Neide Martins relatou sua motivação para participar. “Tenho uma tosse que incomoda muito e, também, quero dar bom exemplo para o meu filho”, afirmou.
Durante a reunião, a psicóloga, Rafaela Garcia, destacou a importância da mudança de hábitos e da prática de atividades físicas como aliadas no processo de cessação do tabagismo. “Não existe mudança de hábitos sem atividade física. Os exercícios ajudam a driblar a ansiedade. O cigarro não alivia a ansiedade, ele aumenta”, explicou.
A enfermeira, Ellen Santos, detalhou o cronograma do acompanhamento: as quatro primeiras sessões serão semanais, depois passam a ser quinzenais e, posteriormente, mensais. O tratamento envolve uma equipe multidisciplinar composta por médico, enfermeiro, psicólogo e farmacêutico.
Tratamento gratuito pelo SUS
O Sistema Único de Saúde (SUS) oferece gratuitamente o tratamento e ações educativas, com o objetivo de reduzir o número de fumantes e a morbimortalidade associada ao consumo de derivados do tabaco. O tabagismo está diretamente relacionado a doenças graves como câncer, problemas cardiovasculares e respiratórios.
Nesta sexta-feira (28), foi a vez da UBS do bairro Macuco receber a reunião de abertura de um novo grupo, também com a participação da equipe multidisciplinar.
Com essas ações, a Prefeitura de Timóteo reforça seu compromisso com a promoção da saúde e a qualidade de vida da população, incentivando cada vez mais cidadãos a abandonar o cigarro e conquistar bem-estar físico e emocional.
