Inovação da Câmara de Ipatinga ganha destaque internacional
IPATINGA – O presidente da Câmara Municipal de Ipatinga, vereador Ley do Trânsito, junto aos servidores do setor de Informática da legislativo de Ipatinga (Juliano Braz, Carla Priscila e Júlio César), recebeu nesta segunda-feira (24) certificado internacional na sede da ONU, em Nova York, pelo reconhecimento do Sistema Tramita CMI como uma inovação de destaque na gestão pública. A premiação ocorreu durante o Fórum Pan-Americano da Inovação e reforça a projeção internacional do trabalho desenvolvido integralmente pela equipe técnica da Câmara. O evento reúne autoridades, gestores públicos, especialistas e lideranças de vários países das Américas.
O presidente relembrou o cenário encontrado antes da implantação do sistema. Segundo ele, os processos administrativos e legislativos eram inteiramente manuais, baseados em papel, com altos custos operacionais, morosidade, dificuldade de rastreamento e impacto ambiental. “Quando o Legislativo demora, quem sofre é o cidadão. Nossa missão é ser eficiente para atender a população com agilidade, transparência e responsabilidade”, afirmou Ley.
Criado em 2023 e implantado oficialmente em março de 2024, o Tramita CMI foi inteiramente idealizado e desenvolvido pelos servidores do setor de informática da Câmara. O sistema reúne comunicações internas, despachos, registros, minutas, proposições, envio para comissões, agendamento de reuniões e trâmites administrativos em um ambiente totalmente digital. Ele também integra assinatura digital qualificada via Autentique, garantindo segurança jurídica e atendendo aos princípios do artigo 37 da Constituição Federal. A Resolução nº 1.271/2024 tornou o Tramita o meio oficial de tramitação da Câmara Municipal de Ipatinga.
Valorização da equipe e melhorias para a população
O presidente fez questão de ressaltar o trabalho dos servidores da TI presentes no evento, responsáveis pela construção da plataforma. “Se eu sou o maestro que sonhou com a música, eles são os músicos que executaram com maestria. O Tramita é fruto da competência, dedicação e inovação de cada um deles”, declarou. O projeto foi premiado durante o fórum na categoria Inovação GovTech na Gestão Pública, reconhecimento que projeta Ipatinga no cenário internacional como referência em modernização legislativa.
Embora seja uma inovação interna, o sistema tem efeitos concretos no atendimento à sociedade. Com processos mais rápidos, projetos aprovados pelo Legislativo chegam ao Executivo com mais agilidade, facilitando sua execução prática. A economia de papel representa preservação ambiental e redução de gastos públicos. A digitalização e a rastreabilidade aumentam a transparência e fortalecem a confiança da população nas instituições. “O Tramita conversa diretamente com os pilares deste fórum: govtech, sustentabilidade, empreendedorismo público e construção de instituições mais eficientes. Ipatinga dá um passo sólido no caminho das cidades inteligentes e do fortalecimento da democracia. O Tramita está em evolução permanente, aprimorando fluxos institucionais, fortalecendo a transparência, acelerando processos e reduzindo custos. Estamos construindo um Legislativo moderno, responsável e conectado com o futuro”, afirmou Ley do Trânsito.
