quinta-feira, novembro 13, 2025
CidadesDestaques

Timóteo empossa Conselho Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional

TIMÓTEO – Na manhã desta quinta-feira (13), com a presença do prefeito Capitão Vitor Vicente Prado, no auditório da Prefeitura de Timóteo, foi realizada a posse do Conselho Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional (COMSEA). O colegiado é composto por 32 membros, sendo 2/3 composto por representantes da sociedade civil e 1/3 do poder público, e simboliza o início de uma nova etapa para o município, que passa a contar com um Banco de Alimentos estruturado e uma legislação específica voltada à segurança alimentar.

A mesa diretora do COMSEA, após eleição realizada com a participação de todos os membros, tanto titulares quanto suplentes, ficou formada com o presidente, Welington Pereira (representante de entidades sociais que desenvolvem ações relacionadas à Política de Segurança Alimentar e Nutricional), o vice-presidente, Éder Linhares (representante de instituições religiosas que possuem algum projeto social em atividade), a 1ª secretária, Katlen Rodrigues (representantes do órgão governamental – Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social) e a titular, Helen Roldão (pela Secretaria Municipal de Educação, Cultura, Esporte e Lazer).

O COMSEA é um espaço de participação social que articula governo e sociedade civil na formulação e fiscalização de políticas públicas de alimentação adequada e saudável. Sua criação fortalece o direito humano à alimentação, previsto na Constituição Federal, e responde a desafios nacionais e estaduais: no Brasil, cerca de 70 milhões de pessoas convivem com algum grau de insegurança alimentar, enquanto em Minas Gerais o número chega a 4,5 milhões de pessoas.

A Política Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional (PNSAN) é coordenada pelo governo federal e estruturada pelo Sistema Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional (Sisan). Neste ano foi aprovado o III Plano Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional (Plansan 2025-2027), que define estratégias e metas para retirar novamente o Brasil do Mapa da Fome até 2026.

No estado de Minas Gerais, apenas 20% dos municípios aderiram ao Sistema Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional (Sisan). Relatórios apontam que poucas cidades possuem estrutura administrativa dedicada exclusivamente ao tema.

Nesse cenário, a posse do COMSEA em Timóteo representa um avanço concreto e inovador no que diz respeito a garantir alimento saudável e de qualidade para pessoas em situação de vulnerabilidade social, além de fortalecer iniciativas de agricultura familiar.

Para Magda Damião, integrante da agricultura familiar, a dificuldade maior está na população entender o processo produtivo e aceitar os produtos oriundos da agricultura familiar. “Nosso produto é natural, sem agrotóxico, mas o custo é um pouco mais alto. Com o Banco de Alimentos e o Conselho, vai gerar mais renda para nós agricultores e também ajudar famílias carentes a terem acesso a verduras de qualidade. É a primeira vez que vemos um avanço real saindo do papel.”

Segundo Marilza Wenceslau, representante da sociedade civil, a construção do processo de segurança alimentar de Timóteo vai impactar diretamente as famílias mais vulneráveis. “Muitas não conseguem alimentos básicos, e sabemos que é necessário, principalmente para crianças pequenas. Como conselheira, quero levar informações seguras e ajudar as pessoas a acessarem seus direitos.”

Luciene Souza, secretária de assistência e desenvolvimento social, destaca que Timóteo está concretizando a garantia do acesso à alimentação adequada como direito social. “O Conselho é um espaço de controle social, com participação majoritária da sociedade civil, especialmente agricultores familiares. Isso fortalece a construção de políticas públicas efetivas e organizadas, algo que nosso município ainda não tinha.”

Para Érica Ferreira, secretária de saúde e qualidade de vida, “A saúde começa de dentro para fora. Muitas vezes, quem não se alimenta bem adoece mais rápido, precisa de mais medicamentos e tem sua qualidade de vida comprometida. O Banco de Alimentos vai nos ajudar a enxergar essas pessoas e garantir que tenham direito à alimentação adequada, impactando diretamente na saúde da população.”

Wellington Pereira, presidente eleito do COMSEA reforçou que o compromisso assumido é com a comunidade mais carente, principalmente nas áreas de risco da regional sul. “Queremos contemplar essas famílias com o Banco de Alimentos e desenvolver esse trabalho com muito amor e dedicação. A prioridade da primeira reunião será justamente valorizar essas áreas vulneráveis e garantir que ninguém fique sem acesso a alimentos de qualidade.”

Capitão Vitor, prefeito de Timóteo, destacou que no mundo, mais de 735 milhões de pessoas enfrentam dificuldades relacionadas à segurança alimentar. “No Brasil são cerca de 70 milhões de pessoas que enfrentam alguma dificuldade para ter acesso a alimentação básica. Em Minas Gerais, muitas famílias ainda não têm a certeza da refeição diária. O Conselho é uma porta aberta para que possamos chegar a essas pessoas e garantir que não passem fome. Também precisamos combater o desperdício e incentivar empresas e cidadãos a doar alimentos em boas condições. Esse é um esforço coletivo que vai transformar vidas.”

A posse do COMSEA em Timóteo marca um importante momento para o município. Ao unir governo e sociedade civil em torno da segurança alimentar, a cidade se alinha às conquistas nacionais e enfrenta os desafios estaduais. O Banco de Alimentos e a legislação específica representam não apenas políticas públicas, mas também esperança para milhares de famílias que ainda convivem com a insegurança alimentar.

 

Compartilhe em suas redes sociais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *