domingo, novembro 2, 2025
DestaquesPolítica

Asfalto entre Caputira e Raul Soares será cobrado em audiência na segunda-feira

RAUL SOARES – Conhecer os planos do governo estadual e cobrar mais agilidade para o asfaltamento da estrada que liga os Municípios de Caputira e Raul Soares, na Zona da Mata mineira, entre outras obras de infraestrutura de transporte e mobilidade necessárias na região é o objetivo da audiência pública conjunta que as comissões de Participação Popular e de Transporte, Comunicação e Obras Públicas realizam na segunda-feira (3/11/25), a partir das 10 horas.

A reunião será no Auditório José Alencar da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG). O debate atende a requerimento do deputado Leleco Pimentel (PT).

Segundo o parlamentar reforça em seu requerimento, a audiência pública vai abordar os projetos de construção e recuperação de rodovias, os recursos disponíveis e os critérios adotados para a contratação de projetos executivos e complementares, para a execução de obras e para a concessão de trechos promovidos pelo governo do Estado.

Antiga reivindicação de lideranças políticas, produtores rurais e demais empresários dos dois municípios, a ênfase na reunião deve ser apurar a perspectiva de melhorias na ligação entre Caputira e Raul Soares.

O diretor-geral do Departamento de Estradas de Rodagem do Estado de Minas Gerais (DER-MG), Matheus Guimarães Novais, foi convidado e já confirmou presença.

Também foram chamados para o debate representantes da Secretaria de Estado de Infraestrutura, Mobilidade e Parcerias, das prefeituras e das câmaras municipais de Caputira, Raul Soares e Abre Campo, o deputado federal Padre João (PT-MG), e o Padre Antônio Claret Fernandes, liderança do Coletivo de Luta pelo Asfalto de Caputira a Raul Soares e Membro do Movimento dos Atingidos por Barragens (MAB).

Em agosto último, Leleco Pimentel realizou reunião pública do seu gabinete em Raul Soares para discutir o mesmo tema. Além do trecho Caputira/Raul Soares, foram debatidas a necessidade de outras melhorias em vias na região, como o contorno rodoviário de Raul Soares. Em publicação em suas redes sociais, o parlamentar reforçou a importância da reunião.

“Essa é uma reivindicação de décadas, que impacta diretamente a vida, a economia e a mobilidade das cidades do entorno. Foi um encontro histórico para escutar lideranças, prefeitos, vereadores e moradores, os verdadeiros protagonistas dessa luta”, afirmou Leleco Pimentel.

Leleco Pimentel, em suas redes sociais

“O asfaltamento desse trecho não é apenas uma obra de infraestrutura, é uma questão de desenvolvimento sustentável e justiça social. Nossa região, de forte produção cafeeira e agrícola, sofre com estradas de terra que, na época das chuvas, se tornam quase intransitáveis, prejudicando a qualidade do produto, a competitividade e a segurança de quem depende desse trajeto”.
Dep. Leleco Pimentel, em suas redes sociais

 

Entre as melhorias que o asfaltamento possibilitará estão, segundo Leleco Pimentel, transporte mais rápido, seguro e eficiente; redução de custos logísticos e aumento da produtividade; mais acesso a saúde, educação e comércio; fortalecimento do turismo e da economia local; e, por fim, integração social e novas oportunidades para a população da região.

Conforme publicado na Imprensa, ainda em fevereiro último, em reunião em Belo Horizonte de lideranças da região com a direção do DER-MG, teria sido confirmado a contratação da empresa responsável pelo projeto da obra, mas os moradores da região ainda aguardam que as melhorias se concretizem.

 

Compartilhe em suas redes sociais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *