Belo Oriente intensifica ações de prevenção e combate ao mosquito Aedes aegypti

BELO ORIENTE – A Prefeitura de Belo Oriente, por meio da Secretaria Municipal de Saúde e do setor de Vigilância Epidemiológica, iniciou uma força-tarefa de prevenção e combate ao mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, zika e chikungunya.
Os Agentes de Combate às Endemias (ACE) estão realizando visitas domiciliares com foco no recolhimento de materiais inservíveis e na eliminação de possíveis criadouros do mosquito. As ações começaram pelos bairros do distrito de Perpétuo Socorro nesta semana e avançarão por outras localidades de Belo Oriente ao longo das próximas semanas.
De acordo com a Secretaria de Saúde, a intensificação das atividades antecede o período de chuvas mais intensas e tem o objetivo de reduzir os focos do Aedes aegypti em todo o município. O resultado do 3º Levantamento Rápido de Índices para o Aedes aegypti (LIRAa) de 2025 apontou que Belo Oriente está em situação de médio risco para doenças transmitidas pelo vetor. O índice apurado foi de 1,4%. O levantamento foi realizado entre os dias 20 e 22 de outubro.
O supervisor da Vigilância Epidemiológica, Vanderlei Leocádio Pereira, explicou que o trabalho está sendo reforçado especialmente em áreas que apresentaram índices mais altos no levantamento.
“A Vigilância Epidemiológica de Belo Oriente está intensificando os trabalhos de combate e prevenção à dengue no distrito de Cachoeira Escura, onde o nosso índice do LIRAa apresentou resultado muito alto. Estamos realizando a remoção de inservíveis, eliminação de focos, tratamento focal e orientações à população. O objetivo desse trabalho é eliminar o máximo possível de criadouros, já que qualquer recipiente que acumule água pode se tornar um criadouro do mosquito Aedes aegypti.”
APOIO POPULAR
A Secretaria de Saúde reforça que o combate ao mosquito Aedes aegypti é uma responsabilidade de todos e que pequenas ações diárias são essenciais para evitar a proliferação do vetor e proteger a saúde da população. Por tanto, a participação da comunidade para a eliminação de focos e prevenção das doenças é fundamental.
“É fundamental manter as caixas d’água bem tampadas e vedadas, vedar com lona ou tela os reservatórios ao nível do solo, limpar os bebedouros dos animais pelo menos duas vezes por semana e manter os quintais limpos e organizados, dando o destino correto ao lixo. São atitudes simples que salvam vidas. Só juntos venceremos a dengue.”
