Cemig inicia construção de nova subestação no Vale do Aço com investimento de R$ 60 milhões

FABRICIANO – A Cemig iniciou as obras da Subestação Coronel Fabriciano 2, localizada no município de mesmo nome, no Vale do Aço. O empreendimento, que está em fase de terraplanagem, representa um avanço estratégico na modernização da infraestrutura elétrica da região, com investimento de R$ 60 milhões, feitos por meio do Programa Mais Energia.
Com a inclusão de 25 MVA de disponibilidade energética, o sistema será capaz de atender com qualidade mais de 56 mil novas unidades consumidoras. A iniciativa beneficiará diretamente os municípios de Coronel Fabriciano, Antônio Dias, Ferros e Joanésia, ,que reúnem uma população de aproximadamente 130 mil habitantes. A previsão é de que a obra seja concluída até o final de 2026.
A subestação será do tipo híbrida, que combina tecnologias de subestações isoladas a gás e isolada a ar para criar uma solução mais compacta e econômica. O empreendimento vai contar, ainda, com a Subestação de Integração Santana do Paraíso 1 e a construção de três novas linhas de distribuição: LD Braúnas 1 – Santana do Paraíso 1, LD Ipatinga 2 – Santana do Paraíso 1 e LD Coronel Fabriciano 2 – Santana do Paraíso 1. Essas obras vão ampliar significativamente a capacidade de atendimento e a confiabilidade do sistema elétrico do Vale do Aço.
Segundo Fernando Sebastião da Silva, gerente de alta tensão da Região Leste, a importância dos investimentos em infraestrutura energética é essencial para a melhoria do atendimento à população da região. “ A construção das subestações em Coronel Fabriciano e Santana do Paraíso, além das linhas de distribuição, é um passo fundamental para garantir o crescimento sustentável da região. Com mais flexibilidade operativa, conseguimos reduzir o número de clientes impactados por interrupções e acelerar o restabelecimento do fornecimento em casos de contingência”, afirmou o gerente.
O novo complexo, construído dentro do Programa Mais Energia, trará avanços expressivos na qualidade do serviço, permitindo a conexão de novas cargas e promovendo maior segurança, eficiência e confiabilidade para os consumidores do Vale do Aço, uma região cuja economia está fortemente ligada a indústria. “A iniciativa reforça o compromisso da Cemig com o desenvolvimento de Minas Gerais e a modernização contínua do sistema elétrico da região Leste do estado”, destacou Fernando.

 
							 
							