VEJA O VÍDEO: Prefeito Capitão Vitor Prado fala sobre o episódio que envolveu criança autista na Escola MAMP
TIMÓTEO – O episódio que envolveu um aluno de apenas 9 anos, diagnosticado com Transtorno do Espectro Autista (TEA), Transtorno Opositivo Desafiador (TOD) e Transtorno do Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH), na Escola Municipal Professora Maria Aparecida Martins Prado (MAMP), localizada no bairro Alphaville, regional Leste da cidade de Timóteo (MG), no último dia 11, continua repercutindo na cidade. O fato impactante cobrou um imediato posicionamento do prefeito Capitão Vitor Vicente do Prado, devido a situação ter sido registrada em uma escola municipal, em que a direção do educandário acionou a polícia para conter o aluno que sofreu uma crise durante o período escolar.
Na ocasião, em vez da escola acionar os pais da criança e recorrer a profissionais especializados, como orienta a legislação, a direção do estabelecimento educacional chamou a Polícia Militar, que deteve o estudante, ferindo diretamente o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA).
Segundo relatos, quando os pais chegaram à escola, o filho já se encontrava dentro da viatura policial. Em seguida, a criança foi conduzida ao Conselho Tutelar, onde permaneceu por mais de duas horas, ao lado da família, sendo liberada apenas após as 18h30. Antes, foi registrado um boletim de ocorrência.